Uma das principais dúvidas para quem está começando a investir é como obter lucros com ações. Luis Barsi, o maior investidor individual da bolsa de valores do Brasil, usa justamente os dividendos para obter ganhos. E existem diversas formas sobre como lucrar em renda variável. É desse assunto que trata o e-book Melhores dividendos 2025.
Trata-se de um guia preparado pela EQI Research com as melhores dicas e explicações sobre como lucrar com proventos pagos pela empresa. A estratégia de investimentos focada em dividendos tem como principal vantagem a geração de renda passiva, ou seja, rendimentos recebidos de forma recorrente a partir de um investimento realizado.
Além de representarem um retorno tangível para o investidor, que recebe os valores diretamente em sua conta, esses rendimentos incentivam a disciplina financeira, estimulando o reinvestimento dos recursos.
De acordo com o e-book, além das ações, alguns fundos, como os Fundos Imobiliários (FIIs), os Fundos de Investimento em Debêntures Incentivadas (FI-Infra) e os Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais (FIAGROs), também distribuem rendimentos na forma de proventos para os investidores.
Melhores dividendos 2025: conheça estratégias de investimento
O documento traz ainda explicações sobre as diferentes estratégias de investimento e traz duas das abordagens mais conhecidas, que são o investimento em dividendos e o investimento em valor, além da estratégia focada no crescimento.
“Quando falamos de investimentos, existem várias estratégias possíveis, e cada uma delas tem um propósito específico. Duas das abordagens mais conhecidas são o investimento em dividendos e o investimento em valor, além da estratégia focada no crescimento”, diz parte do e-book.
Quem investe com foco em dividendos busca empresas que pagam parte dos seus lucros aos acionistas, garantindo uma fonte de renda passiva previsível e estável ao longo do tempo. De acordo com o documento da casa de análise, essa estratégia é muito atrativa para quem quer construir uma carteira que gere retornos constantes sem precisar vender ativos
“Para quem deseja expandir seu capital ao longo do tempo, o reinvestimento dos dividendos é essencial. Ao reaplicar os proventos recebidos, o investidor se beneficia do efeito dos juros compostos, que potencializa o crescimento do patrimônio de forma exponencial”, diz outro trecho.
Investimento em valor
Já o investimento em valor funciona de forma diferente. Nesta estratégia, o investidor está sempre em busca de ações que estão “baratas” no mercado, ou seja, empresas que ele acredita estarem subavaliadas. A ideia é comprar essas ações por um preço abaixo do seu real valor e lucrar quando o mercado reconhecer o potencial da empresa e fizer seu preço subir.
Para isso, é essencial ter paciência e disposição para estudar balanços financeiros, fluxo de caixa, nível de endividamento e outros indicadores que ajudem a comprovar que aquele ativo realmente está “descontado” e pode se valorizar no futuro
Já a estratégia de crescimento foca em empresas que têm alto potencial de expansão. O investidor não está preocupado com os dividendos pagos agora, mas sim com o aumento do valor da empresa ao longo do tempo. Ele aposta que essas companhias irão crescer, ganhar mercado e, consequentemente, fazer suas ações se valorizarem significativamente.
Reinvestimento de dividendos
O reinvetimento dos dividendos é considerada uma estratégia versátil, adequada tanto para aqueles que já alcançaram sua independência financeira e desejam viver dos rendimentos recebidos, quanto para investidores que ainda estão na fase de acumulação de patrimônio e buscam crescimento para atingir seus objetivos futuros.
Para quem deseja expandir seu capital ao longo do tempo, o reinvestimento dos dividendos é essencial. Ao reaplicar os proventos recebidos, o investidor se beneficia do efeito dos juros compostos, que potencializa o crescimento do patrimônio de forma exponencial.
Confira abaixo o gráfico de simulação de reinvestimento ao longo dos anos:

Um bom exemplo prático é o desempenho das ações do banco Itaú ($ITUB4). Um investidor que comprou ações e reinvestiu os dividendos desde 2015 teria acumulado um patrimônio 2,65 vezes maior no final do período, em comparação com outro investidor que optou por gastar os dividendos recebidos.
Outro exemplo é a Taesa ($TAEE11) que rendeu 395% no período para o investidor que reinvestiu seus dividendos, enquanto apenas 74% para o investidor que não tomou essa decisão.
Como declarar dividendos no imposto de renda?
Apesar do pagamento de dividendos ser livre da incidência de imposto de renda na fonte, o investidor precisa declarar o recebimento desses proventos à Receita Federal. Para isso, é necessário informar, no momento do preenchimento da declaração, os valores recebidos na seção de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
Já os Juros sobre Capital Próprio (JCP), que são tributados na fonte à alíquota de 15%, devem ser declarados na aba “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.
Baixe o e-book Melhores dividendos 2025, clicando aqui e tenha acesso completo sobre as melhores técnicas e estratégias para lucar.
Você leu sobre Melhores dividendos 2025. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!