A Light (LIGT3) decidiu substituir o CEO Octavio Pereira Lopes por Alexandre Nogueira, o atual diretor regulatório e de relações institucionais da companhia. A mudança deve ocorrer ao final do ano ou após o término da reestruturação financeira da empresa.
A decisão foi tomada pelo conselho de administração da Light na manhã desta terça-feira (17) e comunicada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Nogueira trabalhou por 22 anos na Energisa (ENGI11), na maior parte do tempo na área regulatória.
A Light também disse que Vinícius Roriz, o atual diretor administrativo de gente e gestão da companhia, assumirá como COO. O ex-executivo da Ambev (ABEV3), ligado a Beto Sicupira – um dos acionistas de referência da Light –, tem longa experiência no setor de infraestrutura.
A saída de Octavio já era aguardada pelo mercado desde que Nelson Tanure se tornou o maior acionista da empresa.
Em maio, a WNT Gestora de Recursos, ligada a Tanure, passou a deter por meio dos fundos de investimento e carteiras administradas, 81.205.300 ações ordinárias – cerca de 21,8% do capital social da companhia.
Tanure foi crítico da decisão da Light de pedir recuperação judicial, processo que também desgastou Octavio junto aos bancos e credores da companhia. Recentemente, a Light solicitou à Justiça que sua subsidiária Light Energia S.A. saia do processo de recuperação judicial no qual estão inseridos desde o primeiro semestre deste ano.
Mais tarde, a empresa informou em comunicado ao mercado alterações no Comitê de Auditoria Estatutário. com a eleição de Ricardo Henrique Baras como membro independente e coordenador do órgão, formado também por Abel Alves Rochinha, Hélio Paulo Ferraz e Raphael Manhães Martins.
.