Após um ano difícil, com ciclo de aumento da taxa de juros e com uma guerra em andamento na Ucrânia, o mercado de capitais registrou várias desistências ao longo do ano. Tudo pode ter ficado para o próximo ano. Então, o que esperar dos IPOs em 2023? É o que o mercado se pergunta.
O cenário anda ainda bem nebuloso. Tanto é que o presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), José Eduardo Laloni, não vê novos IPOs acontecendo, pelo menos no curto prazo.
Em matéria do Valor Econômico ele citou como obstáculos um ano de aperto monetário, tanto no Brasil quando no exterior em 2023. Por isso, ele lembrou que a retomada das aberturas de capitais irá depender do nível da bolsa e de fatores macroeconômicos tanto do ponto de vista doméstico quanto do internacional.
Em setembro, o ciclo de alta na taxa de juros foi encerrado. A duas reuniões para o fim do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 13,75%. Os dois próximos encontros serão nos próximos dias 25 e 26 deste mês e depois, em 6 e 7 de dezembro.
Mas antes, vamos entender no que consiste o IPO e como o investidor pode aproveitar as chances do mercado e o que pode esperar do ano que vem.
IPOs em 2023; o que esperar
O ano de 2022 foi marcado por diversas desistências de estreias na bolsa, a maior parte delas no mês de fevereiro. Porém, o fim do ciclo da taxa de juros da economia, mantida em 13,75% na última reunião do Comitê de Política Econômica (Copom), dá algum sinal de novo ciclo.
Tanto que a maioria dos projetos de abertura de capital deram como justificativas para as suas desistências, “condições adversas de mercado”. Entre essas condições estavam a alta taxa de juros, além da inflação elevada.
Daí, com o cenário modificado, faltando duas reuniões do Copom para encerrar o ano, o mercado já começa a fazer as projeções para 2023. O mais recente Boletim Focus, do banco Central (BC), projeta recuo para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2022, que passa de 5,74% para 5,71%.
Para 2023, o Focus projeta o IPCA estável em 5,00%, conforme a última leitura, bem como recuo de 3,50% para 3,47% em 2024.
Em relação à Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira, esta permanece em 13,75% em 2022, e permanece em 11,25% em 2023, conforme levantamento
Tratando-se do Produto Interno Bruto (PIB), em 2022 ele sobe de 2,67% para 2,70% e, em 2023, ele sobe de 0,50% para 0,53%. Por fim, o câmbio deve permanecer em R$ 5,20 em 2022, e também deve permanecer em R$ 5,20 em 2023.
Por isso, alguns projetos de abertura de capital que foram engavetados este ano podem retornar no próximo ano. É o caso de empresas como Madero, CSN Cimentos, Companhia Riograndense de Saneamento, Vix Logística, BMRV Participações, Capitalys Companhia de Crédito, Ammo Varejo, Monte Rodovias, Dori Alimentos, Environmental ESG, Vero, Cencosud, Holding Verzani & Sandrini, entre outras.
Até o dia 4 de outubro, somente duas empresas permaneciam com pedido de IPO em análise junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM): é o caso da SBPar Participações e da BRK Ambiental.
Empresas com pedido em análise na CVM
Empresa | Pedido de IPO | Situação |
SBPAR PARTICIPAÇÕES S.A. | 18/10/2021 | Em análise |
BRK AMBIENTAL PARTICIPAÇÕES S.A. | 30/05/2022 | Em análise |
O que é IPO?
A sigla IPO vem do inglês e significa Initial Public Offering. Traduzindo para o português chama-se Oferta Pública Inicial, ou seja: é a primeira vez que uma empresa lança suas ações na bolsa de valores, abrindo seu capital para investidores.
Feito o IPO, a empresa que abriu seu capital passa a ter uma base societária. O principal objetivo da abertura de capital é conseguir recursos de forma a que obtenha um custo mais barato do que um financiamento bancário, por exemplo, que poderia representar juros a mais para companhia.
Dependendo da empresa e dos interesses dos investidores, estas operações podem movimentar milhões ou até mesmo bilhões em um só dia. Com mais dinheiro em caixa, a empresa pode ampliar fábricas, expandir operações, comprar concorrentes ou até mesmo pagar dívidas.
Como funciona um IPO?
Por ser uma abertura de capital, o IPO é sempre um dia muito aguardado e festejado pelas companhias. O movimento demonstra que a companhia tomou uma decisão importante e estratégica e está focada em expandir os negócios. Ela passa a mensagem ao mercado de que o negócio tende a prosperar e que quer crescer.
Quando a empresa decide abrir seu capital para novos investidores na bolsa de valores, ela precisa deixar de ser uma companhia limitada e se tornar uma S.A (Sociedade Anônima).
É básico ter um plano de negócios bem elaborado e uma sólida estrutura corporativa e financeira. Além de mecanismos de compliance (que evitam fraudes e desvios éticos), gestão de riscos e uma eficiente relação com investidores.
Quer saber mais sobre IPOs em 2023 e como investir melhor? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.
Baixe GRATUITAMENTE os melhores materiais da EQI Research e invista de forma estratégica:
- Agenda de Dividendos: Organize-se para um ano inteiro de renda passiva – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Calculadora Imóveis x Fundos Imobiliários: Compare e encontre a opção mais rentável para você – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Checklist de Fundos Imobiliários: Selecione os melhores FIIs para sua estratégia de dividendos – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Planilha de Ativos: Analise e acompanhe seus investimentos em Ações de forma eficaz – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Top 3 Small Caps: Descubra imediatamente 3 ativos brasileiros com alto potencial de crescimento para você investir hoje – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
- Planilha de Fundos Imobiliários: Tenha em mãos a planilha mais completa do mercado para para gerir seus FIIs – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR