A Eletrobras (ELET6) anunciou nesta terça-feira uma das mudanças mais simbólicas de sua história: a companhia, maior empresa de energia do Hemisfério Sul, passa a se chamar AXIA Energia. O novo nome — que será adotado oficialmente a partir de 10 de novembro de 2025 — representa, segundo a empresa, um marco na consolidação de sua transformação iniciada em 2022, após o processo de privatização.
O termo “AXIA”, de origem grega, significa “valor” e faz referência também à ideia de “eixo”, conceito que simboliza conexão, sustentação e movimento. De acordo com a companhia, a nova marca traduz a visão de futuro de uma empresa orientada por disciplina financeira, excelência operacional e geração consistente de valor, pilares que vêm guiando sua estratégia nos últimos anos.
Eletrobras muda de nome: novos códigos de negociação
Com a nova identidade, os papéis da companhia também serão atualizados nas bolsas de valores. Na B3, os tickers passam a ser AXIA3 (ações ordinárias), AXIA5 (preferenciais A) e AXIA6 (preferenciais B), substituindo, respectivamente, ELET3, ELET5 e ELET6. O nome de pregão será AXIA ENERGIA.
Na Bolsa de Nova York (NYSE), os papéis também sofrerão alteração: as ações ordinárias passam a ser negociadas sob o código AXIA, enquanto as preferenciais assumem o ticker AXIA PR, em substituição a EBR e EBR B.
Novo posicionamento estratégico
Segundo comunicado oficial, a Eletrobras — agora AXIA Energia — acredita que “o futuro da energia será construído por empresas sólidas, confiáveis e capazes de catalisar negócios que impulsionam o desenvolvimento econômico sustentável”. A companhia afirma que a mudança de nome reflete sua ambição de atuar com maior inovação, agilidade e protagonismo em um setor marcado por transições tecnológicas e regulatórias.
A alteração da razão social será formalizada oportunamente, acompanhada de todas as adaptações corporativas e legais. Com a nova marca, a Eletrobras muda de nome e busca reforçar sua identidade como uma empresa de energia moderna, global e comprometida com o futuro sustentável do setor elétrico.
Leia também:
- Carteira de dividendos da EQI Research supera mercado puxada pela forte alta da Eletrobras
- Troque Engie por Eletrobras: ideia de trade
- Geração de energia: BTG recomenda compra para Eletrobras e Eneva
- Eletrobras aparece entre as ações mais negociadas da B3 pela 1ª vez em 2025
- Eletrobras (ELET3) amarga prejuízo de R$ 1,325 bilhão no 2TRI25