Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
CSN (CSNA3) contrata Morgan Stanley para analisar ativos da InterCement

CSN (CSNA3) contrata Morgan Stanley para analisar ativos da InterCement

A Companhia Siderúrgica Nacional – CSN ($CSNA3) confirmou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que contratou o banco Morgan Stanley para representá-la na análise de potencial aquisição de ativos da à InterCement, da Mover Participações, ex-Camargo Corrêa. A empresa esclareceu que o processo está atualmente em sua fase preliminar.

Em comunicado ao mercado, a companhia informou que a decisão de buscar a representação do Morgan Stanley ocorre em meio a uma disputa de ativos que pode envolver a entrada de um grupo chinês. Os ativos em questão compreendem operações tanto no Brasil quanto na Argentina.

“mas reforça que o processo ainda se encontra em fase preliminar, não existindo nenhum fato ou documento vinculante que mereça divulgação ao mercado nos termos da legislação em vigor, não sendo possível, inclusive, determinar o objeto potencial da transação”, informou a CSN, em nota.

CSN (CSNA3): transações recentes

A CSN (CSNA3) tem feito várias transações recentemente. Em delas, foi a aquisição de ações representativas de 18,61% do capital social da Panatlântica. Após essa operação, a siderúrgica passará a deter 29,91% do total de ações da empresa, conforme divulgado no fim de outubro.

Em razão dessa operação, será assinado entre a LP Aços Participações e a CSN, um novo acordo de acionistas da Panatlântica. O fechamento da operação está sujeito, dentre outras condições suspensivas, à aprovação por parte das autoridades concorrenciais, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Publicidade
Publicidade

Antes disso, em agosto, a companhia informou que havia fechou contrato de offtake, durante os anos mineiros de 2026 a 2054, para a japonesa Itochu Corporation. A brasileira fará o fornecimento de minério de ferro da planta de pellet feed P15 na Mina de Casa de Pedra no volume de 6 milhões de toneladas por ano.

Segundo a CSN (CSNA3), esse acordo representou o cumprimento de uma das condições do acordo de financiamento de pré-pagamento de exportação, celebrado com o Japan Bank for International Cooperation (JBIC) – o BNDES japonês – e um sindicato de bancos, assegurado pela Nippon Export and Investment Insurance, com o objetivo de apoiar a Companhia em seu projeto de construção da P15.