A Companhia Siderúrgica Nacional – CSN ($CSNA3) confirmou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que contratou o banco Morgan Stanley para representá-la na análise de potencial aquisição de ativos da à InterCement, da Mover Participações, ex-Camargo Corrêa. A empresa esclareceu que o processo está atualmente em sua fase preliminar.
Em comunicado ao mercado, a companhia informou que a decisão de buscar a representação do Morgan Stanley ocorre em meio a uma disputa de ativos que pode envolver a entrada de um grupo chinês. Os ativos em questão compreendem operações tanto no Brasil quanto na Argentina.
“mas reforça que o processo ainda se encontra em fase preliminar, não existindo nenhum fato ou documento vinculante que mereça divulgação ao mercado nos termos da legislação em vigor, não sendo possível, inclusive, determinar o objeto potencial da transação”, informou a CSN, em nota.
CSN (CSNA3): transações recentes
A CSN (CSNA3) tem feito várias transações recentemente. Em delas, foi a aquisição de ações representativas de 18,61% do capital social da Panatlântica. Após essa operação, a siderúrgica passará a deter 29,91% do total de ações da empresa, conforme divulgado no fim de outubro.
Em razão dessa operação, será assinado entre a LP Aços Participações e a CSN, um novo acordo de acionistas da Panatlântica. O fechamento da operação está sujeito, dentre outras condições suspensivas, à aprovação por parte das autoridades concorrenciais, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Antes disso, em agosto, a companhia informou que havia fechou contrato de offtake, durante os anos mineiros de 2026 a 2054, para a japonesa Itochu Corporation. A brasileira fará o fornecimento de minério de ferro da planta de pellet feed P15 na Mina de Casa de Pedra no volume de 6 milhões de toneladas por ano.
Segundo a CSN (CSNA3), esse acordo representou o cumprimento de uma das condições do acordo de financiamento de pré-pagamento de exportação, celebrado com o Japan Bank for International Cooperation (JBIC) – o BNDES japonês – e um sindicato de bancos, assegurado pela Nippon Export and Investment Insurance, com o objetivo de apoiar a Companhia em seu projeto de construção da P15.