A CSN Mineração (CMIN3) fechou contrato de offtake, durante os anos mineiros de 2026 a 2054, para a japonesa Itochu Corporation. A brasileira fará o fornecimento de minério de ferro da planta de pellet feed P15 na Mina de Casa de Pedra no volume de 6 milhões de toneladas por ano.
De acordo com a companhia, esse contrato assinado com a Itochu representa ainda o cumprimento de uma das condições do acordo de financiamento de pré-pagamento de exportação, celebrado com o Japan Bank for International Cooperation (JBIC) – o BNDES japonês – e um sindicato de bancos, assegurado pela Nippon Export and Investment Insurance, com o objetivo de apoiar a Companhia em seu projeto de construção da P15.
Divulgado no fim de março, esse financiamento envolve montante de US$ 1,4 bilhão por parte to JBIC e mais US$ 420 milhões do sindicato de bancos. A cobertura assegurada pela Nippon Export é de 97,5% de risco de crédito e 100% de risco político.
Com esse contrato informado hoje, cumpre-se uma das condições precedentes para a consumação do financiamento anunciado em 30 de março. Com o desenvolvimento da P15, a CSN Mineração (CMIN3) busca garantir a oferta de minério de ferro de alta qualidade para seus clientes, ajudando-os em suas estratégias de descarbonização do setor siderúrgico.