Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Como investir na Nasdaq? Saiba tudo

Como investir na Nasdaq? Saiba tudo

A segunda maior bolsa de valores do mundo, a Nasdaq foi pioneira ao ser a primeira a negociar os seus títulos de forma eletrônica e automática. Com mais de 3,5 mil empresas, cujo valor delas somado chega ao patamar de US$ 7 trilhões, cerca de R$ 35 trilhões, quatro vezes maior que o PIB brasileiro de 2021.

Neste texto, você vai conhecer melhor a história do mercado de capitais das empresas de tecnologia dos EUA e saber como investir na Nasdaq. E tudo isso ao alcance dos brasileiros. 

O que é a Nasdaq?

A Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations, que em português fica Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas) foi fundada em 1971 com o objetivo de ser uma bolsa com métodos avançados de tecnologia e transparência nas negociações. 

Durante os anos de 1980 e 1990, quando se pensava em bolsa de valores, as pessoas imaginavam aquelas cenas de filmes em que os operadores compravam e vendiam ações por telefone em ritmo frenético com muita gritaria. Contudo, este cenário não poderia ser visto na Nasdaq, uma vez que a bolsa não tem um endereço físico das negociações. 

Apesar disso, ela possui um ponto comercial no centro da Times Square, em Nova York, para a realização de eventos ou comemoração de empresas que ingressam nesta bolsa. 

  • Você já conhece a nossa Planilha do Milhão? Clique aqui e faça o download gratuito.

Com o DNA pensado para métodos avançados de tecnologia, a Nasdaq é conhecida por reunir grandes empresas de tecnologia como eletrônica, informática, biotecnologia e telecomunicações.

A bolsa ganhou força no final dos anos de 1990 e início da década de 2000, com a entrada das gigantes de tecnologia, como Google, Facebook e Groupon.

Apesar de ter um volume financeiro menor que a Nyse, a movimentação de ações da Nasdaq é quase o triplo. A bolsa de Nova York possui cerca de 1,2 trilhão de operações por dia, enquanto que a Nasdaq tem 2,8 trilhões.

Quais são os índices?

Para entender o desempenho da Nasdaq, os investidores acompanham os índices dessa bolsa. O principal é o Nasdaq Composite, que acompanha o resultado de todas as empresas desta bolsa. Inclusive, ele é a principal referência para quem acompanha o mercado financeiro e o desempenho do setor de empresas de tecnologia. 

Há outros índices também para entender os movimentos de altas e baixas das empresas atendidas pela Nasdaq. Dentre eles, podem ser citados: 

  • NASDAQ 100 Index (as 100 maiores empresas da Nasdaq);
  • NASDAQ Transportation Index (empresas do setor de transportes);
  • NASDAQ Biotechnology Index (empresas do setor de biotecnologia);
  • NASDAQ Financial-100 Index (as 100 maiores empresas do setor financeiro).

Como investir na Nasdaq?

O investidor brasileiro tem algumas alternativas para participar do mercado na Nasdaq.

Para fazê-lo de forma independente, é preciso abrir uma conta num banco ou corretora nos EUA  e lidar com algumas ações burocráticas, com envio de documentos e custos de custódia em dólar.

Outra possibilidade, mais simples, é usar os serviços de corretoras como a Avenue, parceira da EQI Investimentos, que garantem toda a tranquilidade para quem ainda está conhecendo o mercado norte-americano, eliminando parte das burocracias e reduzindo os custos, além de oferecer o atendimento totalmente em português.

Também é possível investir indiretamente na Nasdaq por meio da B3, a partir dos EFTs e dos BDRs.

Os EFTs (Exchange Traded Funds) são fundos cuja rentabilidade é atrelada a índices, como o NASDAQ-100, com as 100 maiores empresas da segunda maior bolsa de valores do mundo. Neste caso, o investidor não precisa se preocupar com os ativos que compõem a carteira, porque isso fica a cargo do gestor.

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países; eles têm cotação independente da variação dos papéis originais, embora em geral acompanhem suas tendências. Uma instituição compra essas ações e emite cotas que são listadas na B3 para negociação.

Uma diferença importante entre as duas modalidades é que os BDRs repassam eventuais dividendos pagos pelas empresas originais aos cotistas, enquanto nos EFTs esse valor é reinvestido no patrimônio do fundo.

  • Quem saber mais sobre como investir na Nasdaq e em empresas estrangeiras? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para ajudar você. Aproveite e, abra agora mesmo, sua conta de investimentos.