Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
B3 (B3SA3) lança índices para empresas estatais e privadas: IBEE e IBEP

B3 (B3SA3) lança índices para empresas estatais e privadas: IBEE e IBEP

B3 lança novos índices IBEE e IBEP para monitorar desempenho de empresas estatais e privadas

A B3 ($B3SA3) anunciou, nesta segunda-feira (7), o lançamento de dois novos índices, o Ibovespa B3 Estatais (IBEE) e o Ibovespa B3 Empresas Privadas (IBEP), com o objetivo de separar e monitorar o desempenho das empresas sob controle estatal e privado. Ambos os índices são compostos por ativos que já integram a carteira do Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira.

O IBEE e o IBEP foram apresentados na última quinta-feira (3) e visam servir como indicadores de desempenho médio dos ativos com maior liquidez e representatividade, diferenciando-os conforme o controle acionário — estatal ou privado.

Existe uma crescente demanda no mercado por análises mais detalhadas de partes específicas da carteira do Ibovespa B3, que é o principal indicador do mercado brasileiro. Com os novos índices, o investidor terá mais um termômetro para verificar o movimento do mercado, olhando para diferentes categorias de empresas listadas”, afirma Ricardo Cavalheiro, superintendente de índices da B3.

Publicidade
Publicidade

Ibovespa B3 Estatais (IBEE)

O IBEE foi criado para medir o desempenho dos ativos de empresas que possuem controle acionário estatal. A carteira inclui exclusivamente ações e units de companhias listadas na B3 que fazem parte do Ibovespa e que possuem controle acionário Estatal ou Estatal Holding, conforme declarado em seus Formulários Cadastrais (FCA). 

A primeira carteira do indicador conta com sete ativos de seis empresas. São elas: Banco do Brasil (BBAS3), BB Seguridade (BBSE3), Cemig (CMIG4), Copel (CPLE6), Petrobras (PETR3; PETR4)) e Caixa Seguridade (CXSE3).

Ibovespa B3 Empresas Privadas (IBEP)

Por sua vez, o IBEP busca ser o indicador de desempenho médio dos ativos de empresas que possuem controle privado. Classificado como índice de Retorno Total, ele é formado por ações e units de companhias listadas na B3 que integram a carteira do Ibovespa, mas que não se enquadram no critério de controle estatal. 

A primeira carteira do índice conta com 79 ativos, de 77 empresas. As ações com maior peso são Vale (VALE3), Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Eletrobras (ELET3), B3 ($B3SA3) e WEG (WEGE3).

A B3 destacou que o lançamento dos índices reforça sua estratégia de ser a principal provedora de índices do mercado financeiro brasileiro, além de possibilitar o desenvolvimento de subíndices futuros. 

Esses novos índices poderão servir de base para a criação de novos produtos financeiros, como ETFs (fundos de índice negociados em bolsa) e outros instrumentos de investimento que busquem exposição às carteiras de ativos do IBEE e IBEP.

Você leu sobre B3. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!