Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
B3 (B3SA3) lança dois novos índices para empresas privadas e estatais

B3 (B3SA3) lança dois novos índices para empresas privadas e estatais

A B3 (B3SA3) informou o lançamento de dois novos índices derivados do Ibovespa B3: o Ibovespa B3 Estatais (IBEE) e o Ibovespa B3 Empresas Privadas (IBEP). Os novos índices, que estarão disponíveis a partir de 7 de outubro, foram criados para destacar separadamente o desempenho dos ativos de empresas públicas e privadas que compõem o Ibovespa propriamente dito.

Para integrar os novos índices, os ativos devem estar na carteira vigente do Ibovespa. Os índices seguem a mesma metodologia de exclusão e ponderação do Ibovespa B3, com rebalanceamento a cada quatro meses. A classificação entre estatal ou privada é auto declaratória, conforme o formulário cadastral (FCA) de cada companhia.

Ibovespa B3 Estatais da B3 (B3SA3)

O Ibovespa B3 Estatais visa ser o indicador de desempenho médio dos ativos de maior negociabilidade e representatividade com controle acionário estatal. Este índice de Retorno Total reflete o retorno dos ativos considerando o reinvestimento dos dividendos. 

A seleção inclui ações e units de companhias listadas na $B3SA3 que fazem parte da carteira do Ibovespa B3 e que têm controle acionário estatal ou estatal holding declarado em seu FCA. Mudanças no controle acionário das empresas serão refletidas na próxima data de avaliação periódica e a primeira carteira do Ibovespa B3 Estatais conta com sete ativos de seis empresas.

Ibovespa B3 Empresas Privadas

Já o Ibovespa B3 Empresas Privadas busca ser o indicador de desempenho médio dos ativos de maior negociabilidade e representatividade com controle acionário privado. Também classificado como índice de Retorno Total, é composto por ações e units de companhias listadas na B3 que fazem parte da carteira do Ibovespa B3 e que não estão incluídas no Ibovespa B3 Estatais. A primeira carteira do Ibovespa B3 Empresas Privadas conta com 79 ativos de 77 empresas.

Recentemente, a B3 lançou outros quatro índices derivados do Ibovespa B3: Ibovespa Smart Dividendos B3 (setembro de 2023), Ibovespa Smart High Beta B3 e Ibovespa Smart Low Volatility B3 (julho de 2024) e Ibovespa B3 BR+ (agosto de 2024).

“Existe uma crescente demanda no mercado por análises mais detalhadas de partes específicas da carteira do Ibovespa B3, que é o principal indicador do mercado brasileiro. Com os novos índices, o investidor terá mais um termômetro para verificar o movimento do mercado, olhando para diferentes categorias de empresas listadas”, afirma Ricardo Cavalheiro, superintendente de índices da B3.

Você leu sobre B3 (B3SA3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!