A Nu Asset, gestora de fundos de investimento do Nubank, anunciou na manhã desta terça-feira (24) o lançamento do Nu Ibovespa B3 BR+ (NBOV11), o primeiro ETF do mercado indexado ao Ibovespa B3 BR+. O novo fundo já está disponível para negociações na B3.
O Ibovespa B3 BR+ é um índice abrangente que combina as empresas participantes do Ibovespa B3 com as empresas brasileiras listadas no exterior que tenham BDRs (Brazilian Depositary Receipts) negociados no Brasil via B3. São cinco BDRs no total: Nu (ROXO34), XP (XPBR31), PagSeguro (PAGS34), Inter (INBR32) e Stone (STOC31).

NBOV11: principais empresas brasileiras, listadas no Brasil e no exterior
Com o NBOV11, os investidores passam a ter uma alternativa de investimento ainda mais completa para que diversifiquem suas estratégias no mercado de capitais. Além disso, é o primeiro ETF no mercado que reúne as principais empresas brasileiras listadas na B3 via ações ordinárias, preferenciais e BDRs, quando listadas no exterior.
“O lançamento do NBOV11 reforça o compromisso da Nu Asset com o desenvolvimento do mercado de ETFs no Brasil e, neste primeiro momento, de ampliar alternativas de renda variável para o investidor. Os atributos de eficiência e transparência que existem neste tipo de fundo nos permitem desenvolver soluções inovadoras de investimentos de alta qualidade, sempre alinhadas às necessidades reais que identificamos no mercado”, explica Andrés Kikuchi, diretor-executivo da Nu Asset Management.
- Leia também: LVOL11 e HIGH11 – conheça dois outros ETFs do Nubank
NBOV11: valor inicial de R$ 100
O NBOV11 tem taxa de administração de 0,10% ao ano e liquidez D+2, permitindo a compra e venda de cotas em qualquer corretora com facilidade. O investimento inicial será de R$ 100 na abertura das negociações. A composição do portfólio inclui ações e BDRs negociados na B3 que atendam a todos os critérios da metodologia do índice.
O índice Bovespa B3 BR+ foi desenvolvido com o potencial de ser uma evolução do Ibovespa, índice mais tradicional e reconhecido do mercado, lançado em 1968.
Com a adição das BDRs de importantes empresas brasileiras listadas no exterior, o novo índice NBOV11 conta com um total de 91 ativos, com rebalanceamento quadrimestral. Na carteira do dia 19 de setembro, o BDR do Nubank é o segundo ativo com maior representatividade no índice, com peso de 8,3%.