Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Renda Variável
Artigos
Entenda vencimento de opções, códigos e o modelo de Black-Scholes

Entenda vencimento de opções, códigos e o modelo de Black-Scholes

Já exploramos as características básicas das opções de ações e descobrimos como as opções surgiram na história nas nossas últimas colunas (clique nos links se você ainda não leu). Mas que tal aprofundarmos um pouco mais no tema? Vamos juntos dar o próximo passo no nosso percurso e desvendar o mistério por trás das tabelas de vencimento de opções, decifrar os códigos e dar uma espiadinha no modelo de Black-Scholes.

Eu sei que o primeiro contato com esses termos parece ser complicado. Mas estaremos juntos em cada uma das etapas e vai ser mais simples do que parece! Vamos lá!

Entendendo as tabelas de vencimento de opções

Imagine um grande calendário, e no lugar de feriados e eventos, você encontra opções de diferentes tipos e suas datas de vencimento. Essas tabelas serão os guias que nos ajudarão a organizar os vencimentos das opções e se vamos ou não exercer os direitos adquiridos.

Para acessar o calendário de vencimentos de opções do ano, basta acessar o link da B3.

Para usar o calendário como ferramenta, siga as etapas abaixo:

  • Mês de Vencimento: selecione o mês do ano que deseja analisar para expandir o quadro de informações.
  • Dias: Dentro de cada mês, você encontrará dias específicos, normalmente sextas-feiras, que marcam o último dia para exercer suas opções.

Assim você pode validar o período de vigências das suas opções e planejar ou ajustar sua estratégia.

Decifrando o Código das Opções

Os códigos das opções podem parecer uma sopa de letrinhas à primeira vista, com letras e números aleatórios, mas cada caractere tem seu significado. Vamos decifrar isso juntos:

  • Primeiras letras: Representam a empresa da qual a opção pertence. Por exemplo, “PETR” para Petrobras.
  • Quinta letra: Indica o tipo e o mês de vencimento de uma opção. As letras de A até L são usadas para opções de compra (call) e cada letra representa um mês de vencimento, de janeiro a dezembro. As letras de M até X representam as opções de venda (Put) e as letras também representam os meses de vencimento, sendo M equivalente a janeiro e X para vencimento em dezembro. Exemplo: “PETRA32” – opção de compra (call) com vencimento em janeiro (letra A).
  • Últimos Números: Indicam o preço de exercício da opção. Por exemplo, “32” significa que você pode exercer a opção a R$ 32 por ação.

Com a prática você rapidamente reconhecerá as características principais de qualquer opção apenas olhando para o seu código.

Introdução ao modelo de Black-Scholes

O modelo de Black-Scholes pode ser visto como uma máquina do tempo do mundo financeiro, que nos ajuda a estimar o valor futuro de uma opção baseado em várias variáveis, como preço da ação que está vinculada, tempo até o seu vencimento e a volatilidade dos preços da ação vinculada ao longo do tempo.

Para entender isso de forma simples:

  • Preço da Ação: É o valor atual de negociação da ação que está atrelada ao seu contrato de opção.
  • Tempo de Vencimento: É quanto tempo falta para você decidir se vai usar ou não o seu direito adquirido pela compra da opção.
  • Volatilidade: É a velocidade e intensidade com que os preços da ação estão mudando. Quanto mais rápido e mais amplos os patamares de variação dos preços, mais incerto é o seu preço futuro.

Esse modelo é uma ferramenta muito utilizada pelos investidores para preverem se vale a pena ou não exercer uma opção no futuro.

Talvez a maioria dos termos que vimos até aqui ainda não seja muito familiar. Mas você tem feito grandes avanços na sua jornada como investidor! À medida que for explorando as ferramentas e incorporando as opções nas suas análises ou acompanhamentos frequentes, tudo isso ficará mais intuitivo.

A cada novo passo, você não só melhora a sua carteira de investimentos, mas também aumenta a sua confiança para tomar as decisões que mais atendem ao seu planejamento e particularidades. Continue se dedicando e aprendendo sobre esse mercado empolgante. Na próxima coluna, vou ensinar estratégias simples com o uso de opções para começar a colocar em prática tudo que aprendeu até aqui. Até lá!

Por Larissa Lima, analista da EQI Research

Você leu sobre o vencimento de opções. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!