Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Resgate de investimento: entenda de uma vez por todas D+ e liquidez

Resgate de investimento: entenda de uma vez por todas D+ e liquidez

Fernando Cesarotti

Fernando Cesarotti

21 Set 2022 às 10:32 · Última atualização: 21 Set 2022 · 4 min leitura

Fernando Cesarotti

21 Set 2022 às 10:32 · 4 min leitura
Última atualização: 21 Set 2022

Foto mostra pessoa segurando cédulas de reais em formato de leque

Joel Santana/Pixabay

Todo investimento tem uma série de características importantes que devem nortear o investidor antes da decisão de onde alocar dinheiro. Dois fatores fundamentais são a análise do resgate de investimento e o conceito de liquidez.

É muito relevante para o investidor saber em quanto tempo, se solicitado o resgate, o valor aplicado cairá na conta corrente para que se possa fazer uso dele, seja para consumo, seja para emergências. Neste artigo, vamos explicar como funciona o resgate de investimentos e quais os pontos mais importantes sobre o tema.

O que é liquidez?

Para começar, uma definição simples: um investimento com liquidez é aquele que possibilita ao investidor dispor rapidamente do dinheiro, caso se faça necessário. O fim que se dará a recurso pode ser a aquisição de um bem, o pagamento de uma conta emergencial ou reinvestimento em uma outra aplicação que se apresente mais rentável. Tanto faz: o importante é saber que, rapidamente, o dinheiro está na conta corrente, ao alcance de um saque ou de uma transação simples.

Essa informação é fundamental antes de tomar qualquer decisão sobre investimentos, já que aplicações de prazo mais longo tendem a ser mais rentáveis, e alguns tipos de aplicações exigem a permanência do dinheiro por um tempo determinado, sob risco de perda de rentabilidade.

Assim, se você tem uma previsão de uso do dinheiro em um momento determinado, seja para aquisição de um bem, seja para aplicação em outra modalidade de investimento, fique atento às características de sua aplicação.

Resgate é garantia de liquidez imediata?

O resgate é o momento em que o investidor realiza seu investimento, ou seja, se desfaz das cotas de um fundo, por exemplo, ou vende ações, e recebe o dinheiro em sua conta corrente.

O momento mais adequado, como vimos, é uma escolha individual do cliente a partir de seus desejos e necessidades. Mas, antes da escolha, é preciso conhecer a característica do investimento e o prazo para a liquidez.

É nessa hora que entra em cena a expressão “D+”, cujo significado é simples: em quantos dias úteis, a partir da solicitação, o resgate de um investimento se transforma em liquidez, ou seja, o dinheiro na conta corrente do investidor?

“D” é a data de solicitação do resgate. “D+0” significa que no mesmo dia o dinheiro estará na conta do investidor; “D+2” significa que o prazo é mais longo, de até dois dias úteis, por características do investimento que exijam algum tipo de compensação bancária. E assim por diante.

Rapidez e rentabilidade: escolhas antes da decisão

Por característica própria, alguns investimentos costumam ser mais rápidos para realização e apresentam resgate D+0, como fundos de renda fixa e títulos de Tesouro Direto, desde que o resgate seja pedido dentro de um limite de horário.

Tais investimentos costumam ser mais interessantes para quem está fazendo uma reserva de emergência e não tem 100% de controle sobre quando precisará do dinheiro.

Outros fundos, mais agressivos, podem não só exigir um tempo maior de aplicação para garantir boa rentabilidade como apresentam maior prazo de liquidez, chegando até a D+30.

Isso acontece porque, ao pedir resgate de um fundo, o investidor vende suas cotas de participação em algum ativo, e o gestor precisa então vender parte desse ativo, sejam ações ou certificados imobiliários, por exemplo, para restituir o dinheiro ao agora ex-cotista.

Assim, antes de tomar qualquer decisão de investimentos, é importante entender que a possibilidade de resgate pode ser um fator tão importante quanto a rentabilidade oferecida.

Quer conhecer melhor as opções de ativos e as possiblidades de resgate de investimento? Preencha este formulário para que um assessor da EQI Investimentos possa entrar em contato.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias