O X começou a ser suspenso no início da madrugada deste sábado (31). Clientes de operadoras, como Vivo, Claro e Oi relataram a queda do antigo Twitter.
Embora a suspensão tenha começado, o X ainda pode ser acessado por parte dos usuários, conforme o site Downdetector, que monitora e informa interrupções de serviços online. Isso se dá porque a suspensão do serviço não acontece instantaneamente. Para alguns usuários, o X chega a abrir, mas não carrega as postagens e perfis.
O que aconteceu?
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou na sexta-feira (30) a suspensão do X (ex-Twitter) no Brasil depois de descumprimento de decisão por parte da rede social, que não apresentou um representante legal mesmo após ordem do ministro.
Com isso, o país entra em uma lista com outras seis nações onde a plataforma é bloqueada: China, Coreia do Norte, Irã, Mianmar, Rússia e Turcomenistão. A Nigéria chegou a bloquear o uso da rede social de Elon Musk em 2021 durante 7 meses, mas depois suspendeu a proibição.
Até quando vai a suspensão?
A suspensão vale até a rede cumprir ordens judiciais, pagar multas e indicar um representante no país.
Quais as saídas para os usuários da rede?
Muitos usuários buscam alternativas à plataforma X. E algumas redes sociais oferecem propostas parecidas ao antigo Twitter, baseadas em textos curtos.
O Threads foi lançado pela Meta em 2023 para concorrer com o então Twitter. A plataforma tem um feed de postagens baseadas em texto, mas os usuários também podem postar fotos e vídeos e manter conversas em tempo real.
O Bluesky é outra alternativa, e foi desenvolvido por Jack Dorsey, criador e ex-CEO do Twitter. Criada em código aberto, o diferencial da Bluesky em relação às outras mídias está na possibilidade de uma integração entre plataformas e maior controle sobre o consumo de conteúdos. As funcionalidades são similares ao X.
O Mastodon existe desde 2016 e tem aparência semelhante ao Twitter, com uma linha do tempo de atualizações curtas classificadas cronologicamente e não algoritmicamente.
O Reddit é outra plataforma que permite aos usuários criar, publicar e comentar sobre vários tipos de conteúdo.
VPN não é alternativa: multa por uso foi mantida
Apesar de polêmica, a previsão de multa de R$ 50 mil por dia para qualquer pessoa que ou empresa que usar subterfúgios, como VPNs, para acessar o X após o bloqueio foi mantida por Alexandre de Moraes. Os críticos apontam que penalizar o usuário é uma medida errada.
VPN é sigla para Virtual Private Network (“conexão de internet privada”). A tecnologia permite acessar a internet com mais segurança e privacidade. Isso porque o endereço IP – informação única de cada dispositivo que serve para identificá-lo nas redes de conexão – fica oculto.
Com isso, dados sensíveis como a localização em tempo real do usuário ficam protegidas dos provedores de internet e demais possíveis usuários.
Além disso, a navegação é criptografada, portanto, o histórico de sites acessados e dados inseridos em sites não podem ser acessados.
Você leu sobre o X suspenso. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!