Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Uniqlo processa Shein por cópia de bolsa e violação de direitos autorais

Uniqlo processa Shein por cópia de bolsa e violação de direitos autorais

A multinacional japonesa Uniqlo moveu um processo judicial contra a Shein por uma suposta cópia da famosa bolsa “Round Mini Shoulder Bag”. O acessório, que viralizou em 2023 — sobretudo no TikTok —, está no mercado há dois anos.

Na ação, a japonesa alega que a varejista chinesa “violou direitos autorais”.

A Shein, que aumentou suas vendas ao comercializar tendências a preços acessíveis, passou a vender, também, réplicas de itens famosos de outras marcas, com produção em larga escala. Ainda assim, muitas marcas não aceitam a reprodução sem autorização de seus itens mais rentáveis — como é o caso da Uniqlo.

Round Mini Shoulder Bag | Imagem: Divulgação/Uniqlo

A ação judicial foi aberta no final do ano, no Tribunal Distrital de Tóquio, pela Fast Retailing Co., que opera as lojas da Uniqlo. A controladora alega que as bolsas da Shein “se parecem muito” com as suas e podem prejudicar a confiança dos clientes.

Publicidade
Publicidade

A Fast Retailing Co. Ltd., operadora da Uniqlo, respeita os direitos de propriedade intelectual de seu grupo corporativo e de outras empresas em suas atividades comerciais. A Fast Retailing assume uma postura firme contra qualquer ato que viole a sua propriedade intelectual e tomará as medidas adequadas em resposta, incluindo ações legais”, comunicou.

A Shein Japan Co. e as subsidiárias Roadget Business Pte. Ltd. e Fashion Choice Pte. Ltd. também foram citadas. A multinacional exige a “cessação imediata das vendas dos produtos de imitação”, além de uma indenização de cerca de US$ 1 milhão “pelos danos sofridos”.