A startup norte-americana de mecanismos de busca Perplexity AI revisou sua proposta de fusão com a ByteDance, controladora chinesa do TikTok, com o objetivo de criar uma nova entidade que combine a empresa com as operações da rede social nos Estados Unidos, conforme informou uma fonte à Reuters no domingo (26).
De acordo com o documento compartilhado pela Perplexity com a ByteDance e novos investidores, a proposta prevê a criação de uma nova holding nos Estados Unidos, chamada “NewCo”.
Essa possível fusão representa um novo capítulo no processo de venda do TikTok nos Estados Unidos. Segundo a fonte, o governo americano teria direito a até 50% da nova empresa em uma futura oferta pública inicial de ações (IPO), , caso a avaliação alcance 300 bilhões de dólares.
Leia também:
Outros detalhes da proposta da Perplexity AI
A Perplexity AI também se propôs a ser incorporada pela holding, desde que seus investidores recebam uma participação no patrimônio da nova empresa, de acordo com informações de uma fonte.
De acordo com a mesma fonte, a Perplexity acredita que a fusão, em vez de uma venda, aumenta as chances de sucesso da negociação.
Segundo a Reuters, a proposta, que visa alinhar os interesses de todas as partes envolvidas, foi influenciada pelo feedback da administração Trump.
Discussão em torno do TikTok
Em 2020, a administração Trump acusou o aplicativo chinês de representar um risco à segurança nacional e desde então, a ByteDance ganhou contornos políticos e econômicos.
De acordo com a AP News, a proposta revisada da Perplexity AI inclui a criação de uma estrutura de governança para isolar os dados dos usuários americanos de possíveis interferências estrangeiras.
No entanto, ainda há resistências entre parlamentares que exigem medidas mais incisivas, como a venda completa das operações americanas do TikTok.
O que diz a legislação?
Uma nova lei aprovada pelo Congresso em 2024, com o objetivo de banir a rede social, entrou em vigor. Como resultado, a plataforma suspendeu suas operações nos Estados Unidos, mas o presidente Trump adiou a decisão por 75 dias ao assumir seu novo mandato, na segunda-feira (20).
Na ordem executiva, Trump afirma que a suspensão visa “oferecer à minha administração a oportunidade de avaliar o curso de ação mais adequado em relação ao TikTok”, conforme reportado pela Reuters.
E a venda para Elon Musk?
Com a ameaça de uma possível proibição, começaram a ganhar força os rumores sobre a venda das operações do TikTok nos Estados Unidos. Na ocasião, a Bloomberg revelou que a ByteDance estaria avaliando a possibilidade de transferir o controle da plataforma para Elon Musk, que já possui a rede social X.
No entanto, essa possibilidade enfrenta resistência interna. Um porta-voz da ByteDance desmentiu rapidamente os rumores, classificando-os como “ficção”, e se recusou a comentar mais sobre o assunto.
Leia também:
Você leu sobre a Perplexity AI. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!