Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump adia suspensão do TikTok nos Estados Unidos por 75 dias

Trump adia suspensão do TikTok nos Estados Unidos por 75 dias

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou seu mandato nesta segunda-feira (20) assinando uma ordem executiva que instrui o procurador-geral a suspender qualquer ação relacionada ao banimento do TikTok no país por um período de 75 dias, conforme informou a agência Reuters.

Na ordem, Trump afirma que a suspensão visa “oferecer à minha administração a oportunidade de avaliar o curso de ação mais adequado em relação ao TikTok”, de acordo com a Reuters.

Leia também:

Trump e a continuidade do TikTok nos EUA

De acordo com a agência, a ordem também instrui o Departamento de Justiça dos EUA a notificar empresas como Apple, Google e Oracle — envolvidas com o TikTok — esclarecendo que não houve violação das leis e que elas não são responsáveis por qualquer ação tomada desde 19 de janeiro, data em que a proibição deveria ter entrado em vigor.

Trump declarou que a ordem lhe confere “o direito de vender ou encerrar” o TikTok, e afirmou: “E tomaremos essa decisão”.

A medida adia a implementação da legislação assinada em abril de 2024 pelo ex-presidente Joe Biden, que exige que a rede social chinesa encontre um comprador para sua operação nos EUA ou enfrente o banimento no país.

Trump sugeriu que os Estados Unidos poderiam firmar um acordo para que o TikTok continuasse funcionando no mercado americano, mas defendeu que o país deveria ter direito a 50% da plataforma. Se não houver acordo, declarou, “o TikTok não vale nada”.

O que diz a legislação?

Uma nova lei aprovada pelo Congresso em 2024, com o objetivo de banir a rede social controlada pela chinesa ByteDance, entrou em vigor no último domingo. Como resultado, o TikTok suspendeu suas operações nos Estados Unidos, deixando a plataforma inacessível para seus mais de 170 milhões de usuários americanos por cerca de 13 horas.

Em resposta, Donald Trump usou sua rede social, Truth Social, para sugerir que a plataforma fosse controlada por 50% de acionistas americanos. Ele também anunciou que, nesta segunda-feira, emitirá um decreto prorrogando a proibição por mais 90 dias.

Você leu sobre Trump adia suspensão do TikTok. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!