A Microsoft (MSFT; $MSFT34) anunciou a contratação de Sam Altman, ex-presidente executivo da OpenAI, empresa americana de inteligência artificial dona do ChatGPT. Vale dizer, a OpenAI tem como principal financiadora a própria Microsoft, que, só no início de 2023, investiu US$ 10 bilhões na empresa.
Além de Altman, a big tech também contratou outro co-fundador da empresa, Greg Brockman, e disse que levaria outros funcionários da OpenAI que pediram demissão em solidariedade a Altman.
Recaptulando o caso, na última sexta-feira (17), a OpenAI anunciou a demissão de Sam Altman do cargo de presidente-executivo e sua saída do conselho da empresa. O fato ganhou o noticiário, porque a empresa fez críticas contundentes ao executivo, afirmando que a diretoria havia concluído que Altman “não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a capacidade de exercer as suas responsabilidades”.
A empresa enfatizou que “o conselho não confiava mais na capacidade dele em continuar liderando a OpenAI”.
Na sequência, outros membros da OpenAI deixaram a empresa em protesto. E a diretora de tecnologia Mira Murati foi nomeada como CEO interina da empresa.
Na segunda (20), a OpenAI anunciou a contratação de um novo CEO, Emmett Shear, que por sua vez é cofundador e ex-CEO da plataforma de streaming de vídeo Twitch, que pertence à Amazon.
Agora, Altman assumirá o cargo de presidente-executivo do novo grupo de IA da Microsoft.