A OpenAI, dona do ChatGPT, surpreendeu na última sexta-feira (17) ao anunciar a demissão de Sam Altman do cargo de presidente-executivo e sua saída do conselho da empresa.
Em um comunicado, a OpenAI fez críticas contundentes ao executivo, afirmando que a sua diretoria concluiu que Altman “não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a capacidade de exercer as suas responsabilidades”.
A empresa declarou que “o conselho não confia mais na capacidade dele em continuar liderando a OpenAI”.
Cerca de uma hora depois da divulgação de sua saída, Altman expressou no X (ex-Twitter): “Adorei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, que tenha sido um pouco para o mundo. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas”.
Ele adicionou: “Eu terei mais a dizer mais tarde sobre o que vem a seguir”.
i loved my time at openai. it was transformative for me personally, and hopefully the world a little bit. most of all i loved working with such talented people.
— Sam Altman (@sama) November 17, 2023
will have more to say about what’s next later.
🫡
Altman é um dos cofundadores da OpenAI junto com o bilionário Elon Musk. A companhia, inicialmente uma iniciativa sem fins lucrativos em 2015, foi reestruturada em 2019 para levantar capital de investidores.
A OpenAI ganhou destaque mundial em 2022 com o “robô conversador” ChatGPT e o “robô desenhista” DALL-E, atraindo investimentos notáveis, como os US$ 10 bilhões da Microsoft.
Sam Altman, que estudou ciência da computação na Universidade Stanford, não concluiu o curso. Entre 2014 e 2019, presidiu a Y Combinator, uma aceleradora de startups que investiu nos primeiros anos de plataformas como Airbnb e Dropbox.
Quem é a nova presidente da OpenaAI?
A nova presidente interina da empresa é Mira Murati, diretora de tecnologia da OpenAI com cinco anos de liderança na empresa. A companhia afirmou estar em busca de um novo presidente efetivo. O conselho expressou “a maior confiança na capacidade dela de liderar a OpenAI durante este período de transição”.
A diretoria reiterou o compromisso da empresa em garantir que a inteligência artificial beneficie toda a humanidade, agradecendo as contribuições de Sam Altman para a fundação e crescimento da OpenAI.