Investir pode mudar vidas e não apenas a do investidor e de seus familiares. Com o projeto Propósito Investimento Social, a Due Incorporadora e a EQI Investimentos lançam uma conta de investimento específica para quem quer contribuir diretamente em projetos de impacto social.
A proposta foi apresentada em primeira mão durante a Money Week, evento da EQI. E consiste na destinação de 50% dos lucros de uma nova corretora de investimento, Propósito Invest, para projetos de impacto social.
Na prática, funciona da seguinte forma: o cliente (novo ou cliente EQI que deseje fazer a portabilidade) abre uma conta de investimento na Propósito Invest. A partir daí, ele passa a contar com a assessoria de investimentos da EQI para escolher os melhores produtos disponíveis no mercado para o seu portfólio, seja em Renda Fixa ou Renda Variável.
Feito isto, o cliente sabe que, de todo lucro que a Propóstio obtiver a partir dos produtos e serviços oferecidos a ele, 50% do valor será destinado a projetos de educação, esporte, música, empreendedorismo e outras áreas que integram os projetos sociais mantidos pela Due.
Para o cliente, não há qualquer impacto no valor do patrimônio ou na rentabilidade dos investimentos. Mas ele consegue ter a consciência de que metade de tudo o que a corretora faturar com a sua conta será integralmente revertida em projetos sociais.
Investimento com propósito social: calcule sua “pegada social”
O cliente consegue, inclusive, visualizar o impacto social que seus investimentos irão gerar na sociedade. É que a Propósito Invest disponibiliza uma calculadora de “pegada social”, pela qual o investidor consegue saber quantas pessoas serão beneficiadas a partir dos investimentos feitos.
Por exemplo: ao simular um investimento de R$ 100 mil para um investidor de perfil moderado, com rentabilidade estimada de 1% ao mês, a pessoa saberá que estará impactando 13 pessoas atendidas nos projetos sociais da Due.

A calculadora foi desenvolvida tendo em vista um indicador chamado Valor Geral de Assistidos (VGA). A partir da definição do perfil de investimento e o valor informado pelo usuário de quanto deseja investir, a calculadora faz uma estimativa dos recursos que a Propósito Invest terá para doação e divide esse valor pelo custo médio mensal por pessoa, gerando assim a quantidade de pessoas que serão impactadas por mês.
Essa quantidade pode variar mensalmente, pois ela depende de qual iniciativa o recurso será destinado. Por exemplo, o custo por pessoa para auxílio odontológica é menor do que para treinamento e capacitação profissional, dessa forma a quantidade de pessoas impactadas seria maior.
“A contribuição vem sempre da parte do lucro da Propósito Invest, e não do seu investimento. Dessa forma, você pode investir e ajudar as pessoas sem custos extras”, explica Adaílton Santos, ex-jogador de futebol e sócio da Due.
A Propósito Invest afirma que há total transparência no direcionamento dos recursos para as iniciativas sociais, com fornecimento de relatórios detalhados e periódicos que especificam exatamente como e onde o dinheiro está sendo utilizado. Além disso, a empresa realiza auditorias independentes, cujos resultados são disponibilizados, assegurando que o investidor tenha plena visibilidade e confiança de que seus investimentos estão promovendo as mudanças sociais pretendidas.
Quem é a Due Incorporadora?
A Due Incorporadora é uma empresa focada na construção de imóveis de alto padrão para segunda residência no litoral de Pernambuco e Alagoas. Os empreendimentos visam unir entretenimento e serviços de resort.
“A Due nasceu durante a pandemia, evento que mudou a percepção de um imóvel de segunda moradia, que antes era visto como passivo, e agora é um ativo. As pessoas hoje pensam nesses imóveis como investimento”, explica Adaílton Santos.
Mas a incorporadora também tem forte apelo social. Com o apoio do Senai e da Associação Superação, a incorporadora patrocina programas educacionais com os quais crianças e jovens têm acesso a uma variedade de atividades extracurriculares, incluindo agricultura, lazer cultural e esportes. A Due destina 10% de todo seu lucro para tais projetos.
“A Due nasceu para transformar vidas. A gente usa nossa incorporadora como mecanismo de transformação social”, define o ator Rafael Zulu, outro sócio da empresa.
“A nossa única alternativa é avançar. Sou preto e periférico. Desde sempre entendi que só por meio da educação, da resiliência e da perseverança é que eu consigo avançar. A gente quer confrontar o capitalismo selvagem com o capitalismo com consciência. A gente visa lucro? Claro! Mas não podemos pensar no lucro para quatro pessoas (que é o número de sócios da Due). São 4 mil pessoas trabalhando em nossas obras”, diz Adaílton.
“Nós temos que cuidar desses seres humanos, oferecer escola de qualidade para os filhos dos nossos pedreiros, oferecer um seguro de vida para o pedreiro, beneficiar outros projetos da região e buscar desenvolver do destino turístico e não buscar a exploração. A gente tem o DNA social nas entranhas da empresa”, conclui.

Rota Due Caribe Brasileiro: 28 empreendimentos no total
Altamiro Bezerra, CFO do Grupo Neymar Sport, também parceiro da Due, foi outro a participar da Money Week e concorda com o propósito da incoporadora. “Dentro do Instituto Neymar Jr, nosso propósito é a coexistência. O longo prazo mostra que se você tiver propósito, o sucesso está garantido”.
A Due Incoporadora e a Neymar Sports lançaram, recentemente a Rota Due Caribe Brasileiro. São 28 empreendimentos em construção nas paradisíacas praias de Porto de Galinhas e Carneiros, em Pernambuco, e Maragogi, Antunes e Japaratinga, em Alagoas.
“O projeto não apenas permite que as pessoas vivenciem a diversidade e a beleza da região, mas também oferece oportunidades de investimento. Ao conectar pontos turísticos de forma estratégica, buscamos impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável, aquecendo a economia, gerando empregos e incentivando novos negócios”, explica Adaílton.
Rafael Zulu acrescenta que a finalidade principal é beneficiar o maior número possível de pessoas por meio dessa iniciativa. “Ter a NR Sports conosco é só mais uma confirmação do propósito em comum que nossas empresas têm de investir em nosso país, especialmente no Nordeste, e proporcionar cada vez mais oportunidades na região. Por meio do desenvolvimento consciente e da formação de mão de obra local iremos possibilitar que as comunidades sejam beneficiadas de forma duradoura e significativa”, diz.
Você leu sobre investimento com propósito social. Para ter acesso a todo conteúdo da Money Week na íntegra, clique aqui!