O longo currículo de Ibsen Costa Manso no jornalismo apresenta mais de quatro décadas de experiência, com passagens por alguns dos maiores veículos do país e pelo setor corporativo. Nos últimos anos, ele se especializou em análises e projeções políticas.
Ibsen faz questão de se apresentar, por exemplo, como o primeiro jornalista a projetar as chances reais de Jair Bolsonaro se eleger presidente, ainda no início de 2018, quando o então deputado era pouco mais que um figurante nas pesquisas de opinião.
Essa expertise vai estar a serviço dos participantes da Money Week 100 Dias do Governo, evento online e gratuito que a EQI promove nos dias 2 e 3 de maio.

- Faça agora mesmo sua inscrição na Money Week 100 Dias do Governo e entenda como realizar os melhores investimentos diante das decisões tomadas nos primeiros 100 dias e de seu impacto nos quatro anos de mandato.
Ibsen Costa Manso: da TV ao setor corporativo
Jornalista formado pela Cásper Líbero, uma das mais tradicionais faculdades da área no Brasil, Ibsen Costa Manso atuou como editor de política das TVs Bandeirantes, SBT e Globo, foi editor-executivo do Grupo Estado e chefe de redação do jornal O Estado de S. Paulo na sucursal de Brasília. Ocupou também o cargo de Chefe de Produção Nacional da TV Globo, também na capital federal, e dirigiu a Globonews em São Paulo.
Desde 2004, passou a atuar como palestrante e analista político, com foco no mercado financeiro e nas grandes corporações, com atuação nas áreas de Comunicação Corporativa, PR (Relações Públicas, Institucionais, com steakeholders, mídia e redes sociais), Gestão de Crises e Análise Política.
Atuou por 11 anos como Gerente de Comunicação Institucional e Análise Política do Banco Votorantim, além de atender como consultor de instituições financeiras, investidores e empresas. Desde 2015 é sócio-proprietário da ICM Consultoria, especializada em comunicação corporativa, media training e gestão de crises.
Por meio da empresa, Ibsen oferece também produtos e serviços de mediação de debates, palestras, eventos, pesquisas e análises, auxiliando empresas a ajustar seu posicionamento estratégico diante do sempre conturbado cenário político-econômico do Brasil.
“Eu não faço torcida, eu faço análise. O jornalista lida com os fatos. Já o analista político pode juntar as peças, os dados, pesquisas, usar o feeling e tirar suas próprias conclusões”, explica Costa Manso ao diferenciar as diferentes ações que executou em sua carreira.
A importância da análise a partir de dados
No ano passado, Ibsen Costa Manso foi o convidado da primeira edição do Faria Lima Talk Show, programa produzido pela Monett, com apresentação de Denis Miyabara. A entrevista foi gravada em outubro do ano passado, entre os dois turnos das eleições presidenciais.
Entre casos de sua carreira, ele lembrou que projetou cenários políticos improváveis, como a vitória do então deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) para a presidência da Câmara, em 2005, numa eleição em que o PT se dividiu entre dois candidatos, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) e Virgílio Guimarães (MG).
Costa Manso afirmou que baseia parte de seu trabalho em pesquisas de opinião, quantitativas e qualitativas, produtos que também oferece em sua empresa. E alerta que é preciso observá-las com cuidado.
“Eu confio em pesquisas e acredito que elas são uma ferramenta importante e que precisam ser olhadas com cuidado. Mas é preciso ver não só o que uma pesquisa mostra, e também o que ela esconde. Os números absolutos são só uma página, mas é preciso observar as tendências e outros dados”, explicou.
- Faça o teste e conheça seu perfil de investidor.
- Baixe os materiais gratuitos da EQI.
Depois de acompanhar a fala de Ibsen Costa Manso na Money Week 100 Dias de Governo, você pode aprender a investir com assertividade e buscar as melhores opções no mercado financeiro. Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.