Quem viajou para a Argentina nos últimos anos conseguiu perceber um fenômeno um pouco diferente: a presença do câmbio blue (paralelo) no país. Devido à crise, ao longo dos últimos anos isso se tornou cada vez mais comum, principalmente após a desvalorização do peso argentino no fim do ano passado. Com a mudança do cenário econômico, a pergunta agora é: qual moeda levar na viagem para a Argentina? Dólar, peso ou real?

Qual é a moeda da Argentina?
A moeda oficial da Argentina é o peso argentino. Foi implementado no país em 1992 para substituir o austral argentino como a unidade monetária até então. O símbolo da moeda é “$” e o código ISO 4217 é AR$.
O peso argentino é subdividido em 100 centavos. Desde sua criação, a moeda argentina tem enfrentado flutuações significativas em seu valor em relação a outras moedas estrangeiras, o que afetou a economia do país em vários momentos.
A moeda adota divisões em centavos de 1, 5, 10, 25, 50 centavos; e 1, 2, 5 e 10 pesos. Já as notas são de 10, 20, 50, 100, 200, 500 e 1000 pesos. Apesar do peso atual ser relativamente recente, a história da moeda argentina remonta ao século XIX.
História com o dólar
Apesar de o peso argentino ser a moeda oficial, não é raro encontrar bares e restaurantes que aceitam pagamento em dólares ou reais, muitas vezes com boas cotações (é sempre recomendável verificar antes de pagar).
Na década de 1990, foi implementada uma política de paridade entre o peso argentino e o dólar, o que incentivou a dolarização na Argentina. O dólar continua a influenciar diversos setores da economia, como as estadias em hotéis, onde os preços são frequentemente convertidos para pesos no momento do pagamento.
Num futuro próximo, pode até ocorrer a dolarização da economia argentina e o dólar se tornar a moeda oficial do país, caso a promessa de campanha do atual presidente argentino, Javier Milei, se concretize.
Leia também – Cristina Kirchner critica dolarização e chama Milei de “economista showman”
Diferença de Câmbio na Argentina
Antes de mais nada, é importante entender que na Argentina existem vários tipos de câmbio, e três deles são relevantes para os turistas. São eles: o câmbio oficial, o câmbio paralelo (conhecido como câmbio blue) e o câmbio MEP.
- Câmbio oficial – É o praticado em bancos, como o Banco de La Nación.
- Câmbio blue ou paralelo – Ocorre nas chamadas cuevas, que são casas de câmbio paralelas. Antigamente eram clandestinas, porém hoje em dia são quase naturalizadas. As operações das casas que realizam o câmbio blue não são supervisionadas pelo Banco Central.
- Câmbio MEP – é o utilizado em transações com cartões de crédito e débito estrangeiros.
Para compreender a magnitude da mudança no câmbio na Argentina, com a significativa desvalorização do peso argentino ocorrida no final de 2023, o câmbio oficial passou de 365 pesos por dólar para 800 pesos por dólar (e continua a flutuar). Com essa alteração, o câmbio oficial se aproximou do valor praticado no câmbio blue.
Entenda na prática – dados do dia 08/03/2024
- Dólar blue: 1 USD = $975,00 ARS
- Dólar oficial: 1 USD = $833,97 ARS
- Dólar MEP: $1005,01 (venda)
Leia também – Como planejar sua viagem dos sonhos com investimentos inteligentes?
Qual moeda para levar para a Argentina?
Considerando exclusivamente o preço, a melhor opção seria levar reais em espécie para o país e trocá-los nas casas de câmbio blue. No entanto, o inconveniente é ter que lidar com uma grande quantidade de notas e carregá-las, já que, devido à frequente desvalorização, o dinheiro por lá passou a valer muito menos.
Se essa questão não for conveniente, outras duas boas opções seriam :
- 1- Fazer uma remessa pela Western Union (verificando se os horários das agências atendem às suas necessidades);
- 2- Utilizar um cartão de uma conta internacional que ofereça uma boa cotação. Esta última opção é especialmente prática, pois não depende da disponibilidade de casas de câmbio ou agências da Western Union abertas;
Você leu sobre viagem para a Argentina. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!