Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Moedas
Notícias
Real é a moeda que mais desvalorizou frente ao dólar em abril

Real é a moeda que mais desvalorizou frente ao dólar em abril

Em abril, o real foi a moeda que mais se desvalorizou em relação ao dólar, com uma queda de 3,4%, segundo dados da Austin Rating. A queda deixou o real à frente do peso argentino, que ficou em 27º lugar no ranking completo até 15 de abril, com uma queda de 1,3%.

Nesta quinta-feira (18), o dólar é negociado em alta de 0,08%, a R$ 5,247. No ano, a alta da moeda norte-americana é de 8,11%, revertendo a queda de 2023, de 8,08% — o maior recuo anual desde 2016.

Real ou peso argentino: quem cai mais em relação ao dólar?

Os dados compilados de 2024, até 15 de abril, mostram que o real ocupa a 15ª posição no ranking da desvalorização do câmbio local em relação ao dólar (-6,4%).

Apesar do peso argentino ter recuado apenas 1,3% em abril em relação ao dólar, a moeda está à frente do Brasil no ranking de queda em 2024, na 12ª posição, com queda de 7,0%.

Publicidade
Publicidade

Em abril, a segunda moeda mais desvalorizada foi o peso uruguaio, com recuo de 3,2%. Veja, a seguir, as moedas que mais perderam o valor frente ao dólar até o dia 15 de abril:

  • 1°. Real (Brasil): -3,4%;
  • 2°. Peso uruguaio (Uruguai): -3,2%;
  • 3°. Rupia de Maurício (Maurício): -2,9%;
  • 4°. Won (Coreia): -2,8%;
  • 5°. Shekel (Israel): -2,0%;
  • 6°. Iene (Japão): -1,9%;
  • 7°. Libra egípcia (Egito): -1,8%;
  • 8°. Coroa sueca (Suécia): -1,7%;
  • 9°. Dongue (Vietnã): -1,6%;
  • 10°. Dólar canadense (Canadá): -1,6%.

Viagem para a Argentina: qual é a melhor moeda para levar?

Quem viajou para a Argentina nos últimos anos conseguiu perceber um fenômeno um pouco diferente: a presença do câmbio blue (paralelo) no país. Devido à crise, ao longo dos últimos anos isso se tornou cada vez mais comum, principalmente após a desvalorização do peso argentino no fim do ano passado.

Com a mudança do cenário econômico, a pergunta agora é: qual moeda levar na viagem para a Argentina? Dólar, peso ou real?

A moeda oficial da Argentina é o peso argentino, que é subdividido em 100 centavos. Desde sua criação, a moeda tem enfrentado flutuações significativas em seu valor em relação a outras estrangeiras, o que afetou a economia do país em vários momentos.

É importante entender que na Argentina há vários tipos de câmbio, e três deles são relevantes para os turistas. São eles: o câmbio oficial, o câmbio paralelo (conhecido como câmbio blue) e o câmbio MEP.

  • Câmbio oficial – É o praticado em bancos, como o Banco de La Nación.
  • Câmbio blue ou paralelo – Ocorre nas chamadas cuevas, que são casas de câmbio paralelas. Antigamente eram clandestinas, porém hoje em dia são quase naturalizadas. As operações das casas que realizam o câmbio blue não são supervisionadas pelo Banco Central.
  • Câmbio MEP – é o utilizado em transações com cartões de crédito e débito estrangeiros.

Considerando exclusivamente o preço, a melhor opção seria levar reais em espécie para o país e trocá-los nas casas de câmbio blue. No entanto, o inconveniente é ter que lidar com uma grande quantidade de notas e carregá-las, já que, devido à frequente desvalorização, o dinheiro por lá passou a valer muito menos.

Outras duas opções seriam:

  • fazer uma remessa pela Western Union (verificando se os horários das agências atendem às suas necessidades);
  • utilizar um cartão de uma conta internacional que ofereça uma boa cotação. Esta última opção é especialmente prática, pois não depende da disponibilidade de casas de câmbio ou agências da Western Union abertas.