Fundos Imobiliários
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Como escolher os melhores fundos imobiliários para sua carteira? Veja na coluna de Valter Manfro

Como escolher os melhores fundos imobiliários para sua carteira? Veja na coluna de Valter Manfro

Valter Manfro

Valter Manfro

12 Set 2022 às 10:59 · Última atualização: 12 Set 2022 · 3 min leitura

Valter Manfro

12 Set 2022 às 10:59 · 3 min leitura
Última atualização: 12 Set 2022

Imagem mostra prédios com fachada espelhada vistos de baixo para cima. Etenda neste texto como investir bem em fundos imobiliários.

Michael Gaida/Pixabay

Você já investe em fundos imobiliários? Ou pretende se tornar um investidor e quer conhecer quais os melhores fundos imobiliários? Nesta coluna, vamos apresentar um guia completo para você investir ou reinvestir seus dividendos. Trata-se de uma planilha atualizada que mostra os rendimentos dos 200 principais fundos imobiliários do Brasil.

  • Clique aqui para baixar a Planilha de FIIs da EQI Investimentos! Aproveite e confira, no vídeo abaixo, como usar a planilha na prática.

Com a ajuda dessa planilha, você vai descobrir o valor de mercado dos fundos, o valor patrimonial, o preço do metro quadrado, e descobrir também se o preço está caro ou barato.

A planilha, que pode ser acompanhada online e tem atualização frequente, é um excelente guia para que os investidores façam as melhores escolhas em fundos imobiliários.

Avaliação completa dos FIIs

Ao clicar em um dos fundos, é possível observar todas as suas caraterísticas: a empresa gestora, o tipo de imóvel no qual o fundo é especializado, o valor patrimonial e o valor patrimonial por cota.

Em alguns casos, é possível ver que os fundos estão sendo negociados por valores maiores do que seu valor patrimonial, o que é normal quando se tratam de “bons” fundos. Esse valor é calculado ao se pegar na planilha o valor patrimonial do fundo e dividir pelo número de cotas – se esse índice estiver acima de 1, é sinal de que se trata de um fundo valorizado.

É claro que o sonho de todo mundo é comprar fundos imobiliários, assim como no caso de ações ou qualquer tipo de ativo, por um preço equivalente ao patrimonial, ou até mesmo abaixo, em raros momentos, as chamadas “pechinchas”, em que pessoas negociam os ativos por um preço abaixo do justo. A planilha permite também que o investidor fique de olho nesse tipo de informação.

Fique de olho nos relatórios gerenciais

Uma dica importante para quem deseja investir em FIIs, no entanto, está além de observar preços em alta ou baixa: assim que você se interessar por um fundo, é importante buscar o relatório gerencial para ver as principais informações sobre o gerenciamento do ativo.

É possível ter acesso com uma simples pesquisa no Google pelo ticker do fundo. Lá é possível verificar quais são as estratégias que vêm sendo adotadas pelos gestores em busca de valorização e que tipo de imóvel é administrado pelo fundo, além de outras informações importantes para quem quer colocar seu dinheiro num ativo.

Isso ajuda, por exemplo, a compreender que uma desvalorização pode estar acontecendo por um momento de baixa no uso do imóvel, o que o torna, em tese, menos atraente para os investidores.

Quer colocar seu dinheiro nos melhores fundos imobiliários? Baixe a nossa planilha! Aproveite e preencha este formulário para que um dos nossos assessores entre em contato!

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias