Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Economia
Notícias
Donald Trump discursa como 47º presidente dos Estados Unidos

Donald Trump discursa como 47º presidente dos Estados Unidos

O republicano Donald Trump declarou-se vitorioso como 47º presidente dos Estados Unidos, apesar de os dados finais precisarem ser confirmados.

A vitória foi confirmada com base em projeções de várias consultorias e veículos de imprensa. Trump já conquistou 267 dos 270 delegados necessários para seu retorno à Casa Branca.

Ainda enfrentando processos relacionados às tentativas de reverter os resultados eleitorais de 2020, o magnata fez discurso de retorno à liderança da nação mais poderosa do mundo, declarando que agora começa a “verdadeira era dourada” para o país.

Em sua fala para apoiadores em West Palm Beach, na Flórida, Trump declarou ter conquistado “uma vitória política sem precedentes” no país. “Fizemos história”, proclamou. “Agora vamos ajudar nosso país a se recuperar”, acrescentou o republicano.

Superando expectativas nos estados do chamado “Blue Wall” (muralha azul), ele rompeu barreiras democratas e garantiu os delegados de Michigan, Wisconsin e Pensilvânia, regiões tradicionalmente favoráveis ao partido rival. Essa conquista foi fundamental para consolidar sua posição na Casa Branca.

O mundo agora observa a preparação para um governo que promete intensificar as políticas já conhecidas de Trump, com uma retórica fortemente anti-progressista.

A adversária Kamala Harris deve se pronunciar ainda nesta quarta-feira (6). Mais cedo, um porta-voz de sua campanha afirmou que aguardavam as contagens finais de votos em Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.

Donald Trump presidente: o voto nos swing states

Carolina do Norte e Geórgia foram os primeiros dos sete swing states (ou estados-pêndulo) a anunciar os resultados, e o republicano venceu em ambos.

Trump acumulou vitórias em redutos republicanos como Flórida e Texas, enquanto Kamala venceu em Nova York, Califórnia e na capital, Washington.

O desempenho republicano superou as expectativas de uma disputa acirrada, resultando também na retomada do controle do Senado e também da Câmara dos Representantes. Em jogo nesta eleição também está o controle do Congresso, com a renovação dos 435 assentos da Câmara dos Representantes e 34 das 100 cadeiras do Senado, além de disputas para governador em alguns estados.

Os republicanos já conquistaram duas novas cadeiras no Senado, garantindo maioria na Câmara Alta, fundamental para a aprovação de reformas.

Líderes internacionais já parabenizam Trump

Líderes internacionais parabenizaram Donald Trump por sua reeleição na madrugada desta quarta-feira (6), mesmo antes de o candidato alcançar os 270 delegados necessários para garantir a vitória.

Chefes de estado de países como Israel, França, Itália e Ucrânia já haviam parabenizado o republicano pela conquista.

“Parabéns pelo maior retorno da história! Sua volta à Casa Branca representa um novo começo para os Estados Unidos e reafirma o forte compromisso com a aliança histórica entre Israel e a América”, declarou Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, em uma publicação no X (ex-Twitter).

O presidente francês, Emmanuel Macron, também deixou uma mensagem na rede social. “Pronto para trabalharmos juntos novamente, como fizemos ao longo de quatro anos. Com suas convicções e as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade”, escreveu.

No X, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni desejou sucesso ao presidente. “Itália e Estados Unidos são nações irmãs, unidas por uma aliança inquebrável, valores comuns e uma amizade histórica. Bom trabalho, Donald Trump”, afirmou.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também celebrou a vitória. “Parabéns, Donald Trump, por esta vitória histórica! Aprecio o compromisso do presidente Trump com a abordagem de ‘paz por meio da força’ nas questões globais. Esse é exatamente o princípio que pode aproximar uma paz justa na Ucrânia. Espero que possamos colocá-lo em prática juntos”, publicou.

Eleições nos EUA: convite para série especial

Para explicar para o investidor a relevância das eleições americanas e o impacto no mercado financeiro, a Monett reuniu três grandes autoridades nos mercados brasileiro e estadunidense para revelar tudo o que você precisa saber sobre esse grande evento em uma minissérie de três capítulos.

A minissérie foi feita para ajudar a saber como investir antes e depois das eleições nos EUA. Para assistir gratuitamente à minissérie completa é só CLICAR AQUI ou no botão abaixo.

Você leu sobre Donald Trump eleito presidente. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!