Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
IBOVESPA
Notícias
Ibovespa futuro opera em queda de 0,17%, aos 118.780 pontos

Ibovespa futuro opera em queda de 0,17%, aos 118.780 pontos

Ibovespa futuro hoje (17) opera em queda de 0,17%, aos 118.780 pontos. Na sexta, o principal índice da bolsa fechou em queda de 1,30%. Na semana, o Ibovespa recuou 1%.

semana é esvaziada de indicadores, com destaque para o Boletim Focus, que aumentou as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB): de 2,19% para 2,24% em 2023; e de 1,28% para 1,30% em 2024.

infográfico boletim focus

Também foi divulgada a prévia da inflação da FGV, IGP-10, que recuou 1,10% em julho contra retração de 2,20% no mês anterior. 

O IBC-Br, considerado uma prévia do PIB brasileiro, também será divulgado hoje.

Nesta semana tem início a temporada de balanços do segundo trimestre (2TRI23), com divulgação de Romi (ROMI3) na terça (18). A Weg (WEGE3) apresenta seus resultados na quarta (19).

Publicidade
Publicidade

A temporada ganha tração nas próximas semanas, com destaque para Vale (VALE3) dia 27 de julho e Petrobras (PETR3PETR4) dia 3 de agosto.

Ibovespa futuro: mercados do exterior

A semana começa com a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da China, que veio abaixo do esperado: alta anualizada de 6,3% no segundo trimestre, ante projeção de 7,1%. 

Na sequência, o Banco do Povo da China (PBoC) anunciou a injeção de 103 bilhões de yuans (US$ 14,42 bilhões) de liquidez por meio do instrumento de empréstimo de médio prazo (MLF) de um ano a uma taxa de juros de 2,65%. 

A produção industrial subiu 4,4% em junho, ante expectativa de 3%. E as vendas no varejo aumentaram 3,1%.

Em indicadores, na quarta (19), destaque para as vendas no varejo e produção industrial nos EUA. Na zona do euro, sai o Índice de Preços ao Consumidor (IPC ou CPI).

Entre os balanços da semana, nos EUA tem Bank of America (BAC), Novartis (NVS) e Morgan Stanley (MS), que divulgam resultados na terça (18). Tesla (TSLA), Netflix (NFLX), IBM (IBM) e Goldman Sachs (GS) divulgam na quarta (19).

O que é o Ibovespa futuro?

O índice Ibovespa futuro é um contrato derivativo negociado na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Ele representa um acordo de compra ou venda do índice Ibovespa em uma data futura, a um preço pré-estabelecido.

O Ibovespa é o principal indicador do desempenho médio das ações negociadas na B3. Ele é composto por uma carteira teórica das ações mais líquidas e representativas do mercado acionário brasileiro. O índice é atualizado a cada período e serve como uma referência para acompanhar a evolução do mercado de ações no Brasil.

O contrato futuro do Ibovespa permite que investidores especulem sobre a direção futura do índice, realizem operações de proteção (hedge) ou busquem oportunidades de lucro. Ao negociar o Ibovespa futuro, os participantes concordam em comprar ou vender o índice em uma data futura específica, com base em uma expectativa de preço.

A negociação do Ibovespa futuro é feita em lotes de valores, com cada lote representando uma determinada quantidade de pontos do índice. Os contratos possuem vencimentos em diferentes meses, permitindo que os investidores ajustem suas posições de acordo com suas estratégias e horizontes de investimento.

É importante ressaltar que o Ibovespa futuro é um instrumento derivativo de alto risco e volatilidade. A negociação desse contrato exige conhecimento do mercado financeiro e dos mecanismos de derivativos, além de uma compreensão dos riscos envolvidos. Os investidores interessados devem buscar orientação adequada e entender completamente os termos e condições antes de operar no mercado futuro.

Você leu sobre o Ibovespa futuro. Aproveite e garanta sua vaga na Money Week!

MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES