A EQI Research divulgou sua análise sobre FIIs de recebíveis. E conforme expectativa relativa ao mês passado, foi observada uma forte redução nos rendimentos distribuídos pelos fundos de recebíveis, em especial nos fundos que são mais expostos à influência da inflação medida pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo.
De acordo com o relatório da EQI Research, entre as distribuições de julho e setembro, as maiores quedas nos rendimentos ficaram por conta dos fundos KNIP11 (-61,33%), VCJR11 (-46,15%) e KNHY11 (-40,63%). Todos eles possuem mais 75% do PL em certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) atrelados ao IPCA.
- Baixe agora mesmo a Carteira Recomendada de FIIs
FIIs de recebíveis: fundos podem continuar a sofrer impacto com redução de projeção da inflação
De acordo com o relatório da EQI Research, é provável que os FIIs continuem a sofrer impactos nos rendimentos pelos próximos meses, já que o Boletim Focus voltou a reduzir a expectativa de inflação para este ano, que agora passa a ser de 5,71%.
“Por outro lado, uma inflação mais baixa abre margem para novas quedas nos juros futuros, o que tende a aumentar o valor patrimonial (e, consequentemente, o de valor de mercado) dos FIIs de modo geral”, aponta trecho do relatório.
- Baixe os materiais gratuitos da EQI
Dessa forma, assim como a elevada inflação recente foi efeito de eventos pontuais, quedas muito acentuadas também o são. Nesse sentido, esse cenário não tende a ser duradouro.
Segundo o relatório, levando esse item em consideração, podem aparecer algumas oportunidades de compra de FIIs de recebíveis com deságio frente ao valor patrimonial (entre 5 e 8%) que, com a volta à normalidade, deverão retornar a patamares mais estáveis de remuneração.
“Destacamos nossa preferência por fundos com indexadores mistos para que o investidor aproveite o período de juros elevados e esteja diversificado em índices de preço quando os juros começarem a diminuir, potencializando o retorno total”, completa o relatório.
Para saber mais sobre FIIs de recebíveis e outros relatórios exclusivos da EQI Research, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos.