A EQI Research divulgou relatório de análise sobre os fundos imobiliários (FIIs) de Shopping Centers, com recomendação de compra para alguns desses fundos e uma análise macroeconômica do setor.
- Baixe nosso e-book e conheça já os Melhores Investimentos para 2023.

Dos cinco fundos analisados, há recomendação de compra para dois papéis:
- Malls Brasil Plural (MALL11); “Tem mostrado uma das melhores recuperações operacionais do segmento, com alguns indicadores nos maiores patamares já registrados. Destacamos a resiliência e a exclusividade do portfólio nas regiões presentes, fator que diminui a concorrência e pode contribuir para um aumento no valor dos aluguéis”, avalia a analista Carolina Borges, da EQI Research. O preço-alvo do fundo é de R$ 120.
- XP Malls (XPML11): “Possui um portfólio voltado para a classe A e com potencial de expansão para atender novas demandas do setor, fato que já está sendo explorado em dois empreendimentos e tende a trazer aumento da receita a partir de 2024”, explica Borges. O preço-alvo dos papéis é de R$ 130.
FIIs de Shopping com recomendação neutra
- Você já tem sua conta de investimentos da EQI? Clique aqui e abra agora mesmo.
A análise da EQI Research para outros três FIIs de Shopping foi Neutra, a partir de características específicas de cada um dos fundos:
- Hedge Brasil Shopping (HGBS11): Segundo a analista Carolina Borges, o fundo tem apresentado “resultados financeiros e operacionais crescentes, com redução da inadimplência e reposição dos descontos fornecidos nos aluguéis”. A principal preocupação com o fundo é que a vacância segue em patamares médios elevados para o segmento, possibilitando um aumento de receita em caso de ocupação das áreas vagas.
- HSI Mall (HSML11): A análise da EQI Research informa que o fundo “possui um portfólio com características semelhantes entre si e objetivo de controle dos ativos”, mas apresenta um elevado nível de endividamento frente aos seus pares.
- Vinci Shopping Centers (VISC11): O fundo “possui uma grande diversificação de ativos com abrangência nacional”, mas apresenta “vacância estrutural mais elevada por estar presente em cidades menores”, segundo a analista Carolina Borges..
Ano de 2023 apresenta cenário promissor para o setor de shoppings
Em análise do cenário macroeconômico para os shopping centers, o relatório aponta que o cenário é promissor para o setor em 2023, com previsões de:
- crescimento das vendas;
- diminuições de vacância e inadimplência;
- aumento do resultado operacional líquido dos principais FIIs de shopping.
“Os descontos concedidos nos aluguéis na época mais crítica da pandemia começam a ser compensados e a expectativa é de aumento real a partir de 2023. Também esperamos que a taxa de ocupação média dos shoppings se mantenha elevada no próximo ano, dados o aumento do consumo, uma taxa de desemprego menor e inflação relativamente controlada”, afirma Carolina Borges durante o texto.]
- Conheça o Mercado Livre de Energia EQI e economize 20% na conta de luz de sua empresa.
Outro fator que se mostra promissor é a possibilidade de novas aquisições e expansões pelos fundos, o que, nos últimos três anos, tais movimentos foram financiados “principalmente pela emissão de dívidas, visto que o valor de mercado destes fundos permaneceu muito abaixo do valor patrimonial, inviabilizando novas emissões de cotas”, diz o relatório..
Para encerrar, vale lembrar que, dentro do projeto de ter uma carteira diversificada de FIIs, a presença dos FIIs de Shopping é importante, pois o ganho real (acima da inflação) nos aluguéis é repassado ao cotista com o aumento do consumo e, consequentemente, do aluguel complementar pago pelos lojistas.
- Baixe os materiais gratuitos da EQI.
Quer saber a melhor hora para investir em FIIs de Shopping e proteger seu patrimônio com a formação de uma carteira diversificada? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos na EQI.






