O fundo imobiliário BTG Pactual Logística (BTLG11) anunciou a 14ª emissão de cotas com o objetivo de expandir seu portfólio por meio da aquisição de novos ativos. A oferta, que envolve a integração do portfólio do fundo Santander Renda de Aluguéis (SARE11), está sendo acompanhada de perto.
A movimentação do BTLG11 também gerou dúvidas entre os investidores sobre a necessidade de exercer os direitos de preferência, que surgem com um código diferente nas corretoras.
A Head e analista de fundos imobiliários da EQI Research, Carolina Borges, explica que, neste caso, a recomendação é não exercer esses direitos.
“O preço da oferta será de aproximadamente R$ 104, acima do valor de mercado atual das cotas. Por isso, para quem quiser aumentar a posição no fundo, o mais vantajoso é comprar diretamente no home broker”, destaca Carolina.
Oferta do BTLG11 e a estratégia por trás da movimentação
Carolina Borges, explica que a nova oferta do BTLG11 visa adquirir os ativos do fundo SARE11, que incluem um galpão logístico localizado em Santo André e participações em empreendimentos corporativos.
A transação já foi aprovada em assembleia pelos cotistas do SARE11 e resultará na liquidação do fundo, com os cotistas sendo pagos em cotas do próprio BTLG11.
“A aquisição está alinhada com a tese de investimento do fundo, que permanece focado em ativos logísticos”, afirma a analista.
Ela ainda explica que os imóveis corporativos adquiridos possuem compradores interessados, o que indica uma estratégia de revenda com potencial de ganho de capital, sem alterar a natureza do fundo.
Sobre os direitos de preferência, Carolina reforça que os investidores não precisam se preocupar com os novos ativos que eventualmente apareçam em suas carteiras.
“Esses papéis com final diferente, como o BTLG12, são apenas instrumentos para viabilizar a oferta. Caso o cotista não os exerça, eles expirarão automaticamente, sem nenhum impacto”, esclarece.
A analista conclui que a movimentação é positiva para o BTLG11 e fortalece sua posição no segmento logístico, com ativos bem localizados e estratégicos para o longo prazo.