O maior fundo soberano do mundo, o Government Pension Global Fund da Noruega, registrou um lucro anual recorde de 2,5 trilhões de coroas (US$ 222,4 bilhões) em 2024, impulsionado por um forte desempenho do setor de tecnologia. O resultado superou o recorde anterior de 2,22 trilhões de coroas alcançado em 2023.
De acordo com o relatório de lucros do Norges Bank Investment Management (NBIM), o fundo foi avaliado em 19,7 trilhões de coroas ao final de 2024, com um retorno sobre o investimento de 13%, ficando 45 pontos-base abaixo do seu índice de referência.
“O fundo obteve retornos muito bons em 2024, como resultado de um mercado de ações muito forte. As ações de tecnologia americanas, em particular, tiveram um desempenho muito bom”, afirmou Nicolai Tangen, CEO do NBIM.
O vice-CEO do NBIM, Trond Grande, destacou que 2024 foi “um ano muito, muito forte para as ações”, com o setor de tecnologia e o segmento financeiro impulsionando os retornos do fundo. Ele observou que o crescimento do setor tecnológico foi alimentado pelo avanço da inteligência artificial (IA), enquanto o setor financeiro se beneficiou da manutenção de taxas de juros elevadas por mais tempo.
Criado nos anos 1990 para administrar o excesso de receitas da indústria de petróleo e gás da Noruega, o maior fundo soberano do mundo investe atualmente em mais de 8 mil empresas em 63 países. Ele possui participações em gigantes da tecnologia como Apple (AAPL; AAPL34), Microsoft (MSFT; MSFT34), Nvidia (NVDA; NVDC34) e Amazon (AMZN; AMZO34), sendo que 70% de seu portfólio de referência é composto por ações. Além disso, o fundo também investe em renda fixa, imóveis e infraestrutura de energia renovável.
Impacto do DeepSeek no setor de tecnologia
O setor de tecnologia dos EUA experimentou volatilidade após o laboratório chinês de IA DeepSeek lançar um modelo de linguagem de código aberto, alegadamente mais rápido e barato que os de seus concorrentes.
O evento desencadeou uma forte liquidação de ações em Wall Street, impactando especialmente a Nvidia, na qual o fundo soberano norueguês detém uma participação de 1,3%. As ações da empresa caíram quase 17% na segunda-feira (27).
Comentando sobre o lançamento do DeepSeek, Tangen afirmou que a maior disponibilidade de modelos de IA acessíveis pode democratizar a tecnologia globalmente. No entanto, ele admitiu incerteza sobre se a recente desvalorização das ações de tecnologia será passageira ou se representará uma mudança de longo prazo no setor.
Leia também:
- Alibaba lança IA: terá efeito DeepSeek no mercado?
- WEGE3: qual o impacto da IA chinesa DeepSeek nas ações da Weg?
- Após perda trilionária das big techs, CEO da OpenAI promete resposta à IA chinesa
- Nvidia (NVDA; NVDC34) dispara após queda histórica provocada pela DeepSeek
- Liang Wenfeng: Quem é o “pai da DeepSeek”?
Você leu sobre Maior Fundo Soberano do Mundo. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!