Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Estilo e Lazer
Notícias
BookTok: TikTok faz livros terem adaptação cinematográfica

BookTok: TikTok faz livros terem adaptação cinematográfica

Muito falado neste momento, o filme lançado na última quinta-feira (8), “É Assim Que Acaba”, é uma adaptação de Holywood do best-seller de mesmo título da autora Colleen Hoover. Já contando com US$ 80 milhões na bilheteria mundial, o longa ficou popular a partir do fenômeno BookTok, que são os internautas e produtores de conteúdo do TikTok focados em livros, uma comunidade que conta com mais de 230 bilhões de views.

O livro de Colleen foi lançado em 2016 e vendeu mais de 1 milhão de cópias no mundo. Entretanto, o longa de “É Assim Que Acaba” foi anunciado apenas em 2019 quando o ator e diretor do filme Justin Baldoni anunciou ter comprado os direitos para as telonas.

Com a pandemia da Covid-19 no meio do caminho, o TikTok se tornou a maior febre entre os jovens na internet, mas não só o aplicativo, como também os livros que viralizavam na rede social. Em meio a diversos tipos de conteúdo no aplicativo, os “booktokers” – como são chamados os produtores de conteúdos sobre livros – se tornaram uma sensação incentivando o hábito da leitura com resenhas e reviews sobre livros de diversos gêneros e foi assim que os livros de Colleen Hoover foram vendidos em mais de 50 milhões de cópias desde então.

O que é o BookTok?

BookTok nada mais é do que um termo e hashtag criada no TikTok para denominar vídeos que falam sobre o universo dos livros, sejam recomendações, resenhas ou discussões literárias.

Para quem está acostumado a ler há tempos pode parecer bobeira, mas para a nova geração o consumo desses vídeos tem influenciado muitas pessoas a criarem o hábito da leitura em suas vidas, a consumir tais livros e até mesmo impulsioná-los de forma que começaram a se tornar obras cinematográficas.

Publicidade
Publicidade

O engajamento no TikTok é diferenciado e característico da trend. Sem um resenha escrita tradicional, os vídeos da rede social são dinâmicos e envolventes, além de criativos.

A comunidade que consome #booktok abraça diferentes tipos de conteúdo literário, sejam organizações de estantes, dicas de organização de livros, recriações de trechos de livros através de cenas e até mesmo humor a partir da história.

Ao todo, o #BookTop já conta com mais de 35.7 milhões de publicações na rede social.

@maisie_matilda

“It stops here. With me and you. It ends with us.” #ItEndsWithUsMovie is out in theatres August 9th @It Ends With Us @Sony Pictures #SonyPicsPartner #ForeEdgePainting #BookTok

♬ original sound – Maisie Matilda

Sucesso de Colleen Hoover com BookTok

Somente em 2022, seis livros da autora estavam no Top 10 entre os livros mais vendidos de ficção do New York Times. A obra que dá nome ao filme em cartaz foi o mais vendido da Publishers Weekly em 2022 e 2023, somando mais de 2,2 milhões de cópias.

No ano passado Colleen Hoover foi nomeada pela revista TIME para o TIME100 2023, a lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Filme “É Assim Que Acaba”

Baseado no livro de Colleen, “É Assim Que Acaba” está sendo vendido no mercado como uma comédia romântica, entretanto, o longa explora o amor, mas também relacionamentos abusivos e autodescoberta.

A trama gira em torno Lily Bloom, interpretada pela atriz e produtora do longa Blake Lively, uma jovem que se muda para Boston para começar uma nova vida e abrir seu próprio negócio. Em Boston, ela conhece e se apaixona por Ryle Kincaid, vivido pelo ator e diretor do filme Justin Baldoni, um neurocirurgião atraente e carismático. No entanto, à medida que o relacionamento se aprofunda, Lilly começa a perceber aspectos perturbadores em Ryle que lhe causam dúvidas e preocupações.

Em paralelo, o longa retrata flashbacks do relacionamento de Lily com Atlas Corrigan, encenado por Brandon Sklenar, seu amor de adolescência, que reaparece em sua vida, reacendendo sentimentos do passado e a obrigando a confrontar seu passado difícil.

Ponto de alerta!

O longa destaca desafios e dilemas e busca retratar o que é estar em um relacionamento abusivo, enfatizando a importância do amor-próprio e da segurança pessoal.

Leia também:

Você leu sobre BookTok. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!