O empresário Bill Gates divulgou uma lista de 5 livros para ler no verão norte-americano, que começa neste domingo. A lista tem como foco livros que abordam a “relação complicada entre a humanidade e a natureza”.
“Talvez seja porque a vida de todos foi afetada por um vírus”, escreveu Gates em seu blog. “Ou talvez seja porque passei os últimos meses falando sobre o que precisamos fazer para evitar um desastre climático”.
A maioria dos livros, segundo Bill Gates, fala sobre o que acontece quando as pessoas entram em conflito com o mundo ao seu redor. “Eu incluí uma olhada em como os pesquisadores estão tentando desfazer os danos causados ao planeta pelos humanos, um mergulho profundo sobre como seu corpo o mantém a salvo de invasores microscópicos, um livro de memórias do presidente que aborda as consequências de um derramamento de óleo e um romance sobre um grupo de pessoas comuns lutando para salvar as árvores. Há também um olhar fascinante sobre a queda de uma das maiores empresas da América”, afirma o empresário.
Aqui estão os cinco livros que Bill Gates recomenda para leitura.
“Sob um Céu Branco” – “Under a White Sky: The Nature of the Future” – Por Elizabeth Kolbert
A autora é redatora da equipe vencedora do Prêmio Pulitzer da The New Yorker e este é seu terceiro livro. Com este livro, Kolbert verifica se as inovações humanas podem ser a salvação para o planeta que a humanidade danificou. Kolbert examina questões como salvar os recifes de corais, edição de genes e geoengenharia, que envolve fazer mudanças temporárias na atmosfera ou nos oceanos para controlar a temperatura da Terra. “Estou feliz que escritores inteligentes como Elizabeth estejam nos lembrando dos riscos de tentar intervir na natureza. Mas eu gostaria que ela também tivesse explorado se vale a pena correr os riscos ou quais seriam as alternativas ”, escreve Bill Gates em sua resenha.
Mas Bill Gates diz que provavelmente é “mais otimista” do que Kolbert. “Não acho que seja inevitável que os humanos continuem degradando o meio ambiente para sempre. Conforme o padrão de vida aumenta, o crescimento populacional se estabiliza e as pessoas começam a dedicar recursos para preservar e limpar o meio ambiente ”, escreve Bill Gates. “Também estamos desenvolvendo novas maneiras de compreender o impacto que temos na natureza, incluindo modelos de computador que podem prever como as populações de mosquitos responderão a várias tentativas de matá-los”.
“Uma Terra Prometida” – “A Promised Land” – Por Barack Obama
Gates admira as memórias do ex-presidente Barack Obama por sua destreza e vulnerabilidade. “Você tem que ser uma pessoa bastante autoconsciente para escrever uma autobiografia sincera – algo pelo qual os políticos não são exatamente conhecidos. Felizmente, o presidente Obama não é como a maioria dos políticos ”, escreve Bill Gates em sua análise. “A Promised Land é um livro refrescantemente honesto. Ele não está tentando se vender a você ou alegar que não cometeu erros. É uma leitura excelente, não importa qual seja sua visão política. ” O livro passa pela vida de Obama durante a operação de 2011 que matou Osama bin Laden.
“Obama deixa claro que os aspectos positivos do trabalho – especialmente a oportunidade de melhorar a vida – superam os negativos”, escreve Bill Gates. “Mas, no geral, o livro de memórias me deixou com uma impressão surpreendentemente melancólica de como é ser o presidente. ‘Às vezes eu fantasiava sair pela porta leste e descer a calçada, passando pela guarita e portões de ferro forjado, me perder em ruas lotadas e reentrar na vida que conheci’, escreve ele.
“Lights Out: Pride, Delusion, and the Fall of General Electric” – Por Thomas Gryta andTed Mann
“A GE é uma corporação mítica”, escreve Gates. “Quando a GE começou a usar o software Microsoft em nossos primeiros dias, isso nos deu um grande impulso no mercado, porque a GE era uma empresa líder”. Na lista de Bill Gates, “Lights Out” aborda a queda da General Electric, conforme contado pelos repórteres do Wall Street Journal Thomas Gryta e Ted Mann. “Minha primeira grande conclusão é que uma das maiores forças aparentes da GE era, na verdade, uma de suas maiores fraquezas”, escreve Bill Gates. “Por muitos anos, os investidores amaram as ações da GE porque a equipe de gestão da GE sempre‘ fez seus números ’- isto é, a empresa produziu ganhos por ação pelo menos tão grandes quanto o que os analistas de Wall Street previram”.
“Os investidores acreditaram que o treinamento de renome mundial da empresa a tornava melhor na gestão das coisas do que qualquer outra pessoa, e que a GE poderia produzir lucros consistentes, mesmo em mercados altamente cíclicos. E a GE conseguiu persuadir as pessoas de que seus generalistas poderiam evitar as armadilhas que haviam tropeçado em grandes conglomerados no passado ”, diz Bill Gates. “Na realidade, esses generalistas muitas vezes não entendiam as especificidades dos setores que tinham que gerenciar e não podiam navegar pelas tendências em seus setores”.
“The Overstory” – Por Richard Powers
O livro ganhou o Prêmio Pulitzer de ficção de 2019 e é uma ode às árvores por meio de nove histórias de personagens cujas vidas são de uma forma ou de outra afetadas por elas. “O livro me fez querer aprender mais sobre árvores”, escreve Bill Gates em sua resenha. “Você não precisa de nenhum conhecimento especial para acompanhar a história, mas me deixou super curioso sobre o assunto. Há uma certa elegância em como as árvores se encaixam em seus ecossistemas. É incrível que eles vivam tanto tempo – a árvore mais antiga do mundo tem mais de 4.800 anos!”.
Narrativamente, “The Overstory” é diferente de outros livros de ficção. “Este não é um livro onde tudo é amarrado com um laço. Alguns dos personagens se encontram e outros têm histórias totalmente separadas ”, escreve Bill Gates. “No final, não está claro se você deve ver as ações deles como moralmente corretas ou apenas meio malucas. (Você nem mesmo descobre se um dos personagens principais vive ou morre.) ”
“An Elegant Defense: The Extraordinary New Science of the Immune System: A Tale in Four Lives” – Por Matt Richtel
Escrito pelo jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer do New York Times Matt Richtel, “An Elegant Defense” é um livro sobre o sistema imunológico humano. Ele foi escrito e publicado antes da pandemia do coronavírus, mas fornece um bom contexto para compreendê-lo, diz Bill Gates.
Richtel conta a história do sistema imunológico por meio de “as histórias de quatro pessoas reais cujos problemas de saúde ilustram as características e insetos do sistema imunológico”, escreve Bill Gates.
“A mais comovente delas é a história do amigo de longa data de Richtel, Jason Greenstein, um caixeiro-viajante que foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin”, diz ele. Bill Gates aponta que é a mesma doença que matou seu amigo cofundador da Microsoft, Paul Allen, em 2018.
Além de descrever as histórias de irregularidades do sistema imunológico, Richtel também explica como funcionam certos tratamentos. “Ao contar a história do câncer de seu amigo Jason Greenstein, Richtel descreve novos tratamentos eficazes que ajudam nosso sistema imunológico a atingir nossas próprias células que se tornaram nocivas”, escreve Bill Gates. “Por meio das histórias da paciente de lúpus Merredith Branscombe e da paciente de artrite reumatoide Linda Segre, Richtel nos ajuda a entender novos medicamentos que inibem o sistema imunológico para aqueles que sofrem de doenças autoimunes debilitantes”.