Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
EQI Research
Artigos
Troque BB por Bradesco: EQI Research vê “convergência de resultados” e indica oportunidade
Oferecido porEQI Research

Troque BB por Bradesco: EQI Research vê “convergência de resultados” e indica oportunidade

Em seu relatório ‘Ideias de Trade’, a EQI Research anunciou uma recomendação tática para investidores: Troque BB por Bradesco, ou seja, a troca de ações do Banco do Brasil (BBAS3) pelas do Bradesco (BBDC4). A decisão, assinada pelo analista Nícolas Merola, é fundamentada na diferença de momento entre as duas instituições e na expectativa de uma futura convergência de resultados.

Apesar de o setor financeiro ter apresentado um desempenho forte, com o índice IFNC subindo 35% no ano, a casa de análise destaca que nem todas as empresas se comportaram da mesma forma.

“É com base nessa diferença de momento que fundamentamos essa Ideia de Trade”, afirma o relatório.

Publicidade
Publicidade

Troque BB por Bradesco: momentos opostos e o cenário de cada banco

A tese da EQI Research parte da análise de que os dois bancos vivem fases distintas. O Bradesco, segundo o relatório, passou por um “período conturbado” nos últimos dois anos, que incluiu a troca de seu CEO e uma “‘limpeza’ nos processos internos de concessão e provisionamento de seus créditos”. Agora, o banco busca resgatar sua credibilidade junto ao mercado e apresentar resultados financeiros melhores.

Enquanto isso, o Banco do Brasil “surfou um ótimo momento de resultados, que vieram muito acima do esperado”. Esse desempenho foi impulsionado principalmente pela sua carteira de Crédito Agro, que se beneficiou de um ciclo de juros altos e do aumento nos preços das commodities agrícolas.

Por que a troca faz sentido agora? A tese da convergência

O cenário macroeconômico, no entanto, está mudando. Com a queda dos preços de commodities e a proximidade do ciclo de cortes de juros, o ambiente que favoreceu o Banco do Brasil tende a se modificar. Segundo a análise, o novo cenário é mais favorável para o processo de recuperação do Bradesco do que para a manutenção do alto desempenho do BB.

É neste ponto que a recomendação se ancora.

“O processo de convergência de resultados, com a ideia de que o Bradesco irá se beneficiar nos próximos trimestres, enquanto o BB terá maior desafio em manter o patamar de resultados que apresentou no primeiro semestre deste ano”, explica Merola

Com isso, o relatório aponta para um processo de convergência de resultados, reforçando a tese “Troque BB por Bradesco” como estratégia nos próximos trimestres.

Leia também:

A visão através dos múltiplos

Mesmo com fundamentos em momentos tão diferentes, a análise das ações conta outra história. A EQI Research destaca que a diferença de preço entre os papéis, que historicamente foi maior devido ao desempenho superior do BB, “se reduziu significativamente”.

Além disso, a análise dos múltiplos indica um desconto nos papéis do Bradesco, o que reforça a recomendação “Troque BB por Bradesco” como uma oportunidade de valorização. A métrica de P/VP, que chegou a se igualar no melhor momento do BB e no pior do Bradesco, começou a se distanciar novamente, o que reforça a tese de oportunidade.

Com base nesse cenário de recuperação para um lado e de desafios para o outro, a recomendação da casa é clara:

“Por isso, a ideia de trade desse relatório é que você troque suas BBAS3 por BBDC4”, conclui o analista.

Leia o relatório “Ideias de Trade” que indica a recomendação “Troque BB por Bradesco” na íntegra clicando aqui.