Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
EQI Research
Notícias
Carteira de dividendos: veja indicações da EQI Research para julho
Oferecido porEQI Research

Carteira de dividendos: veja indicações da EQI Research para julho

A EQI Research divulgou a carteira de dividendos para o mês de julho, que conta com 9 ativos, sendo o maior peso para Petrobras ($PETR4), com 20% da carteira; Banco do Brasil ($BBAS3), CPFL ($CPFE3), BB Seguridade ($BBSE3) e Itaú ($ITUB4) têm 15%. No restante, cada empresa responde por 5%. Uma das alterações do mês foi a saída da Cemig (CMIG4), que tinha peso de 5%. Além disso, houve aumento na exposição de Itaú, que passou a ter 15%.

Carteira de dividendos para julho

A saída da companhia energética de Minas Gerais se deu em função do avanço no Senado do projeto de lei de renegociação das dívidas estaduais com o governo federal. O governo de Minas Gerais deve cerca de R$ 160 bilhões à União e há discussões políticas ocorrendo para que as estatais mineiras, Cemig incluída, sejam federalizadas de modo a se abater parte das dívidas.

“Cremos que o risco de perda de valor possa ser relevante com uma possível federalização da empresa, por expectativa de perda de eficiência”, completa o relatório.

Já sobre o aumento de Itaú, o documento aponta que a previsibilidade de resultados crescentes nos próximos trimestres, com crescimento de carteira de crédito, rentabilidade elevada mantida e capitalização adequada.

O relatório aponta que, em suas últimas interações com o mercado, a administração do banco elevou expectativas sobre uma possível distribuição extraordinária de dividendos até o final do ano.

Carteira de dividendos: preferência por empresas de baixa alavancagem

Com o cenário macro considerado nebuloso e tempos incertos para os investimentos em ações, a casa de análises reforçou sua preferência por ações de empresas de baixa alavancagem, bom cenário de resultados trimestrais e forte geração de caixa para o acionista.

“Após o Ibovespa ter encontrado suporte no nível dos 120.000 pontos, vimos uma recuperação nas cotações, com um certo alívio no noticiário externo e local, com melhores perspectivas sobre o início do ciclo de corte de juros nos Estados Unidos e demonstrações de que o novo presidente do Banco Central brasileiro deve ser realmente Gabriel Galípolo”, diz trecho do relatório.

O documento lembra ainda que a questão fiscal brasileira ainda inspira cuidados e ações concretas do governo neste campo seriam muito bem vindas para destravar uma recuperação mais sustentada dos ativos de risco.

Com relação ao desempenho do mês anterior, a carteira teve um desempenho considerado positivo de 3,6% desde o dia 10 de junho. O IDIV (índice de dividendos) subiu 5,4%, no mesmo período.

Houve grandes desempenhos positivos de nossas posições em Tegma ($TGMA3) +10,7%, Isa Cteep ($TRPL4) +9,7%, Itaú ($ITUB4) +6,4% e Petrobras ($PETR4) +5,8%. Por outro lado, Banco do Brasil ($BBAS3) foi um detrator, com queda de 1,4% no período.

Sobre Petrobras, a carteira continua exposta à petroleira (20% da carteira), que apesar das recentes mudanças em posições-chave e constantes ruídos políticos deve seguir remunerando bem seus acionistas.

“Estimamos um retorno com dividendos de % nos próximos doze meses. A recente alta do barril de petróleo e a desvalorização do real frente ao dólar devem reforçar o desempenho operacional da empresa nos próximos trimestres”, diz parte do relarório.

A EQI Research também continua confiante com Banco do Brasil (15% da carteira), esperando resultados consistentes e crescentes nos próximos trimestres.

carteira de dividendos: desempenho de junho

Você leu sobre carteira de dividendos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!