A tributação dos dividendos voltou ao centro do debate econômico após a aprovação, pelo Senado, de duas medidas que alteram a forma como os brasileiros serão tributados a partir de janeiro.
Na última quarta-feira (5), os senadores aprovaram, por unanimidade, a proposta que isenta do pagamento de Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil por mês. Para compensar a perda de arrecadação, o governo determinou que dividendos acima de R$ 50 mil mensais, recebidos por uma mesma pessoa, passarão a ser tributados.
As novas regras devem mudar a dinâmica de investimentos no país e ainda geram dúvidas entre investidores e profissionais do mercado financeiro. Especialistas apontam que a taxação dos dividendos, que estavam isentos há décadas no Brasil, pode impactar especialmente aqueles com grandes participações acionárias ou empresariais.
Impactos e estratégias diante das novas regras
Com as mudanças prestes a entrar em vigor, cresce a preocupação sobre como ajustar estratégias de investimento e preservar rendimentos. Para ajudar investidores a entender os efeitos práticos das medidas, a EQI Research promoverá uma live nesta quinta-feira (13), às 19h, com João Neves, analista CNPI, e Daniel Bushatsky, advogado e professor.
Durante o evento, os especialistas explicarão como as novas regras de tributação impactam os dividendos, apresentarão estratégias para proteger os rendimentos e darão orientações práticas sobre investimentos que ainda permanecem isentos.
Os interessados podem se inscrever para participar e enviar suas perguntas antecipadamente. A transmissão promete esclarecer dúvidas e oferecer um panorama detalhado sobre o que muda com a tributação dos dividendos e a ampliação da faixa de isenção do IR em 2025.
Leia também:






