A EQI Asset revisou para cima sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2022, assim como para a inflação e a Selic, taxa básica de juros.
“Fizemos uma revisão importante de alta no PIB, de 0,6% para 1,8%, a partir dos bons resultados de vendas no varejo e da Pesquisa Mensal de Serviços”, explica Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset.
Serviços e varejo melhores que o esperado
Na semana passada, a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, apontou que o volume do setor cresceu 1,7% na passagem de fevereiro para março, acumulando ganho de 2,1% nos últimos dois meses.
Com isso, o setor recupera a perda de 1,8% de janeiro, alcança o maior nível desde maio de 2015 e fica 7,2% acima do patamar pré-pandemia.

Reprodução/IBGE
Já as vendas no varejo subiram 1% em março, na comparação com o mês de fevereiro. O indicador está bem acima da expectativa do mercado, que esperava um avanço de 0,4%. Com este resultado, o comércio varejista cresce pelo terceiro mês consecutivo.

Reprodução/IBGE
“Os resultados vieram bem melhores do que o mercado esperava. Então, acabamos melhorando o PIB para 2022, mas tirando um pouco do ano que vem: a expectativa era de 1,4%, agora é de 0,9%”, ele explica.
Isso porque a Selic deve ser elevada mais do que inicialmente projetado pela gestora. A EQI Asset esperava taxa básica de juros a 13,25% ao ano em 2002. Agora, aponta projeção de 13,75%, com mais duas altas de 0,5% – nas reuniões de 15 de junho e 3 de agosto. Para 2023, a projeção é de Selic a 9,5%.
Vale lembrar que a Selic já está em sua décima subida sequencial, atualmente em 12,75%. E que o mercado segue sem a consolidação das projeções das principais casas de análise, via Boletim Focus, por conta da greve dos servidores.
“A inflação de curto prazo continua pesada e as expectativas para o ano que seguem subindo. Apesar de o Banco Central já ter afirmado que não olha mais com tanta atenção para a inflação desse ano, qualquer surpresa adicional no curto prazo tem um efeito importante. Por isso, então, essa projeção de alta da Selic. O que, por sua vez, afeta o PIB do ano que vem para baixo”, resume.
A inflação (IPCA) foi revisada de 7,3% para 7,4% em 2022. E para o ano que vem, de 4,2% para 4,6%.
Kautz explica que, com melhora da atividade e, consequentemente, do mercado de trabalho, deve haver mais pressão na inflação de serviços em 2023.
“Nossa expectativa é que a taxa de desemprego caia para 9,5%” – atualmente, ela está em 11,1%.
Para o câmbio, a projeção é de R$ 5,30 para 2022 e 2023.
Confira as projeções da EQI Asset

Reprodução/EQI Asset
- Quer saber mais sobre as projeções da EQI Asset e investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato!