Os serviços de Wealth Management e Asset Management estão relacionados à gestão de ativos de uma pessoa física ou jurídica. Embora haja alguma sobreposição nas funções e responsabilidades, há distinções entre os dois conceitos, sobretudo no tipo de serviço.
As diferenças se concentram principalmente no foco e na amplitude da administração dos recursos em cada uma dessas atividades. A gestão de ativos (Asset Management) busca potencializar os investimentos do cliente para maximizar os retornos.
Enquanto a gestão de patrimônio (Wealth Management) busca expandir e proteger a saúde financeira de uma pessoa ou grupo em um longo período de tempo.
Ao entender como cada um desses serviços funciona, será possível escolher o ideal de acordo com o perfil do investidor.
DIVIDENDOS EM DÓLAR: GERE RENDA NA MOEDA MAIS FORTE DO MUNDO
O que é Wealth Management?
A gestão de patrimônio (Wealth Management) depende de uma visão ampla para a tomada de decisão, a partir de diversas perspectivas e aspectos. A situação financeira geral do cliente ou de uma família deve ser levada em conta na decisão, a fim de aumentar os ganhos e promover a proteção do patrimônio.
O serviço é abrangente e costuma ser oferecido por instituições financeiras, como bancos, corretoras, escritórios de agentes autônomos ou consultorias financeiras, para atender a clientes de alto patrimônio líquido.
O objetivo principal do Wealth Management é ajudar os clientes a gerenciar todos os aspectos de suas finanças pessoais e atingir seus objetivos de longo prazo.
Os serviços geralmente incluem:
- Planejamento financeiro: pode envolver a criação de um plano personalizado para atingir metas financeiras específicas, como aposentadoria, educação dos filhos, compra de imóveis, etc.
- Gestão de investimentos: os gerentes ajudam os clientes no desenvolvimento de uma estratégia de investimento diversificada e na alocação de seus ativos conforme suas metas e o apetite por risco.
- Planejamento tributário: otimização da carga tributária dos clientes, aproveitando estratégias fiscais legais e benefícios fiscais disponíveis.
- Planejamento sucessório: assessoria na transferência de patrimônio para a próxima geração, minimizando os impostos e garantindo a continuidade dos negócios e dos ativos.
- Gestão de risco: avaliação e gerenciamento dos riscos financeiros e seguros adequados para proteger o patrimônio dos clientes.
Em suma, o Wealth Management se concentra em oferecer um serviço holístico aos clientes, levando em consideração seus objetivos financeiros de longo prazo e provendo um aconselhamento em diversas áreas financeiras.
Segundo Elias Wiggers, assessor de gestão patrimonial da EQI Investimentos, Wealth Management se destaca por uma gama de serviços mais exclusivos, horizontalizados.
“As taxas e os produtos são diferenciados e acessados apenas no mercado de atacado, e com perfil de grande exclusividade para carteiras feitas sob medida. A gestão é profissionalizada, com comprometimento da assessoria sem conflito de interesses”, diz.
O especialista explica que a equipe de gestão e assessoria recebe uma remuneração fixa mensal pactuada pelo serviço, além de uma taxa de performance para estimular a entrega do melhor retorno possível.
ABRA SUA CONTA NA EQI INVESTIMENTOS, AGORA CORRETORA!
Os profissionais respeitam o perfil de risco da carteira do cliente e os parâmetros pré-estabelecidos por meio da política de investimentos descrita em contrato, com meta de rentabilidade e benchmarking definidos.
“Ao contratar o serviço de assessoria Wealth, o cliente entrega a gestão do seu patrimônio, das suas riquezas, para uma equipe multidisciplinar de especialistas, com ampla experiência no mercado financeiro. A partir disso, passam a dispor de decisões colegiadas para a tomada de decisão, confrontando opiniões e teses dentre os próprios gestores envolvidos no processo”, discorre.
O que é Asset Management?
O serviço de Asset Management é contratado para administração da carteira de investimentos do cliente. O gestor tomará decisões sobre como investir os ativos a partir do objetivo principal, que é oferecer a máxima rentabilidade aos investidores.
Asset Management se refere ao gerenciamento de investimentos específicos, como fundos de investimento, carteiras de ações, ETFs, renda fixa, títulos e outros ativos financeiros.
Dessa forma, as empresas de Asset Management são responsáveis por tomar decisões de investimento em nome de seus clientes. Os aportes são definidos com base em análises do mercado e estratégias alinhadas ao perfil de risco do investidor.
No Brasil, as instituições dessa área devem seguir o código de Administração de Recursos de Terceiros da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).
Para atuar na gestão de investimentos, as instituições financeiras precisam se enquadrar em um dos perfis:
- Bancos comerciais;
- Bancos de investimentos;
- Corretoras de valores;
- Distribuidores de valores;
- Analistas de valores mobiliários;
- Agentes autônomos de investimento;
- Administradores de carteiras de valores mobiliários.
Ainda assim, as organizações e os profissionais precisam ser autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Os serviços de Asset Management podem incluir:
- Seleção de investimentos: as empresas analisam diferentes ativos financeiros e escolhem aqueles que consideram mais adequados para atingir os objetivos de investimento dos clientes.
- Gestão da carteira: os profissionais monitoram e ajustam regularmente as carteiras de investimento para maximizar o desempenho e reduzir os riscos.
- Análise de risco e retorno: os gestores de ativos realizam análises detalhadas dos ativos e dos mercados para avaliar os riscos envolvidos e projetar o potencial de retorno.
- Relatórios e comunicação: os clientes de assets recebem relatórios regulares sobre o desempenho de suas carteiras e informações relevantes sobre os investimentos.
Portanto, o Asset Management está mais focado na gestão e no desempenho dos ativos financeiros dos clientes, buscando obter retornos favoráveis dentro dos parâmetros de risco estabelecidos.
MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES
Qual a diferença entre Wealth e Asset Management?
No que se refere a Wealth Management e Asset Management, o foco e os serviços oferecidos dos dois trabalham se diferem.
O Asset Management é focado em potencializar o retorno sobre o investimento, enquanto o Wealth Management tem uma visão ampla e de longo prazo da vida financeira do investidor.
O Wealth Management é um tipo de gestão de patrimônio mais ampla. Ainda que busque ganhos e retornos maiores, o gestor se concentra também nos demais aspectos financeiros que envolvem o patrimônio do cliente. Sua missão é justamente garantir uma segurança financeira resiliente, visando melhorar a qualidade de vida do investidor.
Profissionais da área de Wealth Management também fornecem consultoria em diversas áreas que possam impactar o patrimônio do cliente, como jurídica, tributária, imobiliária e sucessória.
Já a gestão de ativos acaba envolvendo mais riscos, portanto seus serviços tendem a ser mais limitados. No Asset Management, a consultoria oferecida busca trabalhar no investimento e na alocação de ativos.
Além disso, o Wealth Management tende a prestar serviços a clientes com patrimônio mais consolidado, de grau de riqueza maior, que precisam de um acompanhamento profissional mais personalizado.
Maiores Assets do mundo
A revista Investment & Pensions Europe (IPE) publicou uma lista com as dez maiores gestoras (assets) do mundo em 2023. Veja a seguir:
- Black Rock;
- Vanguard;
- Fidelity Management & Research;
- State Street Global Advisors;
- J.P. Morgan Asset Management;
- Goldman Sachs AM International;
- Capital Group;
- Amundi;
- Pacific Investment Management Company LLC (PIMCO);
- BNY Mellon Investment Management.
Como escolher entre os dois serviços?
A escolha entre os serviços de Wealth Management e Asset Management depende das necessidades financeiras e objetivos pessoais do investidor. Para isso, é preciso levar em conta:
- Objetivos financeiros: uma análise de longo prazo deve ser feita. Caso o investidor esteja buscando uma abordagem abrangente para gerenciar o patrimônio geral, incluindo planejamento financeiro, planejamento tributário, planejamento sucessório, gestão de risco e investimentos, o Wealth management pode ser mais adequado.
- Nível de envolvimento: é preciso considerar o quanto deseja se envolver na tomada de decisão de investimento. Se prefere ter um profissional especializado tomando as decisões e gerenciando a carteira de ativos, o Asset Management pode ser a melhor opção. Se deseja estar mais envolvido nos investimentos e receber um aconselhamento financeiro mais abrangente, o Wealth Management pode ser mais apropriado.
- Complexidade dos ativos: a avaliação da complexidade dos ativos em carteira ou almejados é importante na hora da escolha do serviço. Caso tenha uma variedade de ativos financeiros – como ações, títulos, imóveis, investimentos alternativos -, Wealth Management pode ser vantajoso, pois aborda a gestão em conjunto. No entanto, caso invista em ativos específicos ou esteja interessado em investimentos em fundos, o Asset Management pode ser mais direcionado.
- Necessidade de serviços adicionais: planejamento tributário, planejamento sucessório ou gestão de risco precisam entrar na conta? Se sim, o Wealth Management geralmente oferece uma gama mais ampla de serviços além da gestão de ativos, abordando aspectos mais amplos de sua situação financeira e patrimonial.
- Valor do patrimônio líquido: o tamanho do patrimônio líquido é considerado. O Wealth Management geralmente é mais adequado para indivíduos de alto patrimônio, uma vez que os serviços oferecidos podem ser mais personalizados.
Além de levar em consideração todos esses pontos, é recomendado consultar um profissional financeiro qualificado que possa avaliar a situação individual para a tomada de decisão mais adequada com base em necessidades e objetivos específicos.
Outra confusão comum no mercado financeiro é entre Assets e corretoras. Enquanto a corretora permite que o investidor negocie no mercado e faça seus aportes, a Asset assume a função de gerir os recursos do cliente. Ainda assim, uma corretora pode oferecer serviços adicionais de assessoria ou consultoria também.
Outra diferença é em relação aos custos envolvidos. Ao abrir uma conta em corretora, o investidor pode pagar uma taxa de corretagem ou de comissão para operar no mercado. q
Para as Assets, em geral, há a cobrança de uma taxa de gestão para administrar os ativos do investidor. A taxa costuma equivaler a um percentual do valor total que ele possui investido.
SUCESSÃO PATRIMONIAL: GARANTA A LONGEVIDADE DO SEU PATRIMÔNIO E LEGADO.