Há 16 anos me dedicando ao estudo do mercado de capitais, sendo 5 destes profissionalmente como assessor de investimentos na EQI Investimentos, neste momento me deparo com dois novos desafios.
Assumo a responsabilidade de atuar de forma muito mais ampla na função de assessor de gestão patrimonial junto ao segmento Wealth Management, na EQI Asset.
O primeiro desafio, que conheço e domino bem: entender os produtos financeiros.
Apesar de já ter intimidade com o assunto, preciso aprender de novo, e agora com finalidade mais ampla, direcionada não apenas à disponibilidade em liquidez dos clientes, mas também ao atendimento das demandas adicionais que vão desde a assessoria tributária, passando pelo planejamento e sucessão familiar até a consultoria para fusões e aquisições de empresas.
Sim, porque agora preciso abordá-lo dentro de uma nova perspectiva: um modelo de gestão institucional, de grandes números, realizando aconselhamento de maneira bastante exclusiva para clientes bem mais específicos e com necessidades mais complexas.
O segundo desafio é mais complexo e consiste em convencer clientes recém-experimentados no mercado financeiro, para além dos limitados serviços bancários de varejo, a delegar a administração do seu patrimônio ao serviço discricionário e confiar na gestão profissional de uma assessoria Wealth, o que significa, nesse modelo, abrir mão do controle total e irrestrito sobre as suas rotinas e alocações financeiras.
É como desenhar para o dono de uma empresa que é chegado o momento de ele sentar-se na cadeira de chefe do conselho de administração da companhia e, a partir dali, confiar a gestão do dia a dia do negócio a profissionais tão ou mais capacitados, contratados para levar a cabo as metas traçadas por ele para o melhor emprego dos recursos, na busca constante dos melhores resultados dentro de um plano previamente acertado.
O Brasil ainda possui um enorme número de pessoas dependendo de um atendimento bancário bastante precário, desconhecendo muitas das oportunidades do mercado financeiro. E quando estes clientes acessam o mercado de capitais, acabam, em grande parte, por se contentar com um atendimento focado no varejo, vendo – de forma equivocada – o serviço da assessoria de investimentos apenas como uma venda de produtos de prateleira, com rendimentos melhores daqueles em geral ofertados pelos bancos.
Essa já não é a realidade dos clientes da EQI, onde os assessores se propõem a fazer um atendimento muito mais personalizado e focado nos objetivos de longo prazo dos nossos clientes.
Porém, dentre as tantas possibilidades, o Wealth Management se destaca por uma gama de serviços mais exclusivos, horizontalizados, com taxas e produtos diferenciados que são acessados apenas no mercado de atacado, e com perfil de grande exclusividade para carteiras feitas sob medida, que contam com gestão profissionalizada, além do comprometimento da assessoria sem conflito de interesses.
Como se dá isso? É simples: a equipe de gestão e assessoria recebe uma remuneração fixa mensal pactuada pelo serviço, além de uma taxa de performance para estimular a entrega do melhor retorno possível, sempre dentro do mandato, respeitando o perfil de risco da carteira e parâmetros pré-estabelecidos através de uma política de investimentos descrita em contrato, com meta de rentabilidade e benchmarking definidos.
Como funciona o Wealth Management?
Ao contratar o serviço de assessoria Wealth, o cliente entrega a gestão do seu patrimônio, das suas riquezas, para uma equipe multidisciplinar de especialistas, com ampla experiência no mercado financeiro, e que a partir dali passam a dispor de decisões colegiadas para a tomada de decisão, confrontando opiniões e teses dentre os próprios gestores envolvidos no processo, de modo a dirimir completamente as decisões conflitadas e a passionalidade na alocação.
Esses profissionais vão gerar valor no longo prazo, em troca de uma remuneração condizente.
Como escolher a melhor gestão de patrimônio?
Criar vínculos de confiança em uma relação é sempre um desafio, e por vezes um processo que leva tempo até a consolidação. Na gestão patrimonial, não é diferente.
Muito antes da popularização da atividade do assessor de investimentos, já existia a figura do profissional especializado em gestão de patrimônio. Esse profissional era conhecido antigamente como gestor de fortunas.
E desde sempre essa gestão de fortunas congrega basicamente tudo o que está relacionado às finanças. Desde a gestão dos recursos em liquidez, na consultoria para obtenção de diferimento tributário, na avaliação de taxas de retorno de investimentos para venda de bens e imóveis, na avaliação de oportunidades de negócios, no auxílio ao planejamento de sucessão familiar e até eventualmente compondo o board de uma empresa, cujos sócios são assessorados pela equipe.
Na amplitude do serviço de Wealth Management está a consultoria sobre todos estes temas que envolvam, direta ou indiretamente, a gestão do patrimônio financeiro do cliente.
É verdade que o assessor de investimentos acaba, muitas vezes, por fazer esse aconselhamento, até mesmo por uma questão de gentileza, e dentro das suas possibilidades. Mas, no caso da assessoria Wealth, esta é também uma atividade fim, e sendo justamente remunerada para que possa ser realizada de forma dedicada e profissional.
Como se dá a remuneração do gestor de patrimônio?
O Wealth Management se destina a clientes acima de R$ 5 milhões na EQI – sendo que em muitas outras casas, o serviço esta disponível somente para contas acima de R$ 10 milhões.
Esta assessoria especial é remunerada via contrato de Flat Fee, pactuada no momento que o cliente assina com a gestão. Trata-se de uma remuneração de taxa constante, estipulada ao ano e cobrada mensalmente e com um adicional de taxa de resultado semestral.
A receita auferida com o serviço não comporta apenas a remuneração do assessor patrimonial, mas toda a equipe de gestão envolvida, que orienta e atua nas diversas frentes do mercado de capitais: desde as análises macroeconômicas e setoriais, a gestão de fundos exclusivos, a constituição e mandato de operações offshore para investimentos no exterior, analistas de ativos, etc.
Por Elias Wiggers, assessor de gestão patrimonial
Quer saber mais sobre Wealth Management? Então, clique aqui e preencha o formulário, que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato para apresentar o serviço.