Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Tela azul da morte: entenda a pane que assombra o Windows

Tela azul da morte: entenda a pane que assombra o Windows

Na manhã desta sexta-feira (19) um problema em cadeia interrompeu milhares de voos e prejudicou transações bancárias em todo o mundo e causou transtornos mundiais. O Windows, programa operacional que domina mais de 90% dos computadores pessoais em todo o mundo, apareceu em centenas de empresas com a temida tela azul da morte. Mas afinal, o que é esse problema?

A chamada tela azul, conhecida formalmente como tela azul da morte (em inglês, Blue Screen of Death ou BSOD), é um erro fatal do sistema operacional que ocorre quando o sistema encontra um problema crítico do qual não pode se recuperar. E o que aparece para o usuário é justamente uma tela completamente azul, um problema que surge no Windows, desde seus primórdios.

Geralmente, isso pode ser causado por uma variedade de problemas, incluindo:

  • Falhas de Hardware: Problemas com a memória RAM, disco rígido, placa-mãe, entre outros componentes;
  • Drivers de Dispositivo Corrompidos ou Incompatíveis: Drivers que não estão funcionando corretamente ou que não são compatíveis com o sistema operacional podem causar a tela azul;
  • Software ou Aplicativos Problemáticos: Programas maliciosos, software incompatível ou com bugs podem desencadear o erro;
  • Atualizações do Sistema: Às vezes, atualizações do Windows podem causar conflitos ou problemas no sistema – e foi justamente esse problema que causou a falha mundial do sistema operacional;
  • Problemas no Sistema de Arquivos: Arquivos de sistema corrompidos ou ausentes também podem levar à tela azul.

O que fazer quando aparecer a tela azul da morte

Quando a tela azul ocorre, o sistema exibe uma tela com um código de erro que pode ser usado para diagnosticar a causa do problema. Normalmente, a tela azul inclui um código de parada e informações técnicas que podem ajudar na resolução do problema. Após a exibição do erro, o computador geralmente reinicia automaticamente.

Para resolver problemas de tela azul, pode-se tentar algumas soluções rápidas:

Publicidade
Publicidade
  • Atualizar Drivers: Certifique-se de que todos os drivers estão atualizados e compatíveis com a versão do Windows;
  • Verificar Hardware: Testar e, se necessário, substituir componentes de hardware problemáticos;
  • Desinstalar Programas Recentes: Se o problema começou após a instalação de um novo software, desinstalá-lo pode resolver o problema.
  • Restaurar o Sistema: Usar pontos de restauração do sistema para voltar a uma configuração anterior estável;
  • Executar Ferramentas de Diagnóstico: Utilizar ferramentas como o Verificador de Arquivos do Sistema (sfc /scannow) e o Verificador de Disco (chkdsk) – usadas em terminal do sistema.

Se o problema persistir, pode ser necessário consultar um técnico especializado ou o suporte da Microsoft, que fabrica o sistema operacional.

Entenda a pane cibernética mundial

O apagão da Microsoft (MSFT; MSFT34), sobre os serviços cibernéticos, causou atrasos em voos e prejudicando serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. A falha está relacionada à CrowdStrike, uma empresa que fornece serviços de segurança digital.

A falha nos sistemas da Microsoft afetou aeroportos em todo o mundo, com filas e voos suspensos.  No Brasil, ainda não houve registro de problemas. No entanto, aplicativos de bancos como Bradesco (BBDC4), Next, Banco Pan (BPAN4) e Banco Neon apresentaram problemas, segundo o Downdetector.

No X, a Latam publicou um post informando que o apagão da Microsoft pode afetar os voos domésticos aqui no Brasil. Para a rádio Band News FM, a Azul (AZUL4) também afirmou que os seus serviços podem ser afetados nesta sexta-feira.

Ações da CrowdStrike desabam após pane

As ações da empresa de segurança cibernética CrowdStrike sofreram uma queda acentuada após a pane mundial. Os papéis da companhia, conhecida por seus softwares de gerenciamento de segurança em ambientes de TI, abriram o dia em baixa de mais de 14% e na parte da tarde, registravam uma queda de mais de 12% na bolsa de Nova York, nos Estados Unidos.

O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, abordou o incidente, esclarecendo que os problemas foram causados por “um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows”. Em uma publicação na plataforma de mídia social X (antigo Twitter), Kurtz afirmou: “Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada.”

O problema saiu caro para a empresa, que já perdeu US$ 11,6 bilhões em valor de mercado, com a queda das ações, ou algo em torno de R$ 64 bilhões. Ao CEO, restou pedir desculpas aos usuários após identificar e corrigir a pane.

Você leu sobre tela azul da morte. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!