Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
IPCA hoje: qual o valor e o acumulado do ano?

IPCA hoje: qual o valor e o acumulado do ano?

A Inflação é um aumento geral e contínuo dos preços de bens e serviços em uma economia, resultando em uma redução do poder de compra da moeda em circulação. 

Isso significa que, a partir dela, a mesma quantidade de dinheiro pode comprar menos bens e serviços do que antes. 

Mas não apenas isso, a inflação impacta nos rendimentos dos investimentos e nas decisões do governo sobre os rumos da economia de um país.

É por isso que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) – indicador oficial da inflação no Brasil – é importante de ser acompanhado. 

Acompanhe agora o IPCA hoje. Entenda também mais sobre como calcular os impactos nas aplicações financeiras. 

Publicidade
Publicidade

Qual o valor do IPCA hoje (2023)?

As projeções para o IPCA 2023 são feitas por diversas instituições e players do mercado com o objetivo de antecipar as tendências da economia do país. 

Um dos mecanismos que reúne essas projeções é o Boletim Focus, um relatório elaborado pelo Banco Central, que faz uma pesquisa entre profissionais que trabalham em bancos, corretoras, outras instituições financeiras, participantes do mercado financeiro e da sociedade como um todo.

Além das projeções para a inflação (IPCA), esses profissionais atualizam, semanalmente, projeções para indicadores como:

  • Crescimento da economia (PIB);
  • Taxa de câmbio;
  • Dívida pública;
  • Balança comercial;
  • Taxa Selic (taxa básica de juros).

Quando sai o IPCA abril 2023?

O IPCA de abril de 2023 foi divulgado na sexta-feira, 12 de maio, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Qual o valor do IPCA mensal?

O IPCA de abril ficou em 0,61%, uma leve desaceleração em relação ao índice de 0,71% apresentado em março. Com o resultado, a alta acumulada da inflação no ano é de 2,72%, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses é de 4,18%. Em abril do ano passado, a variação havia sido de 1,06%.

Fonte: IBGE

Quando o IPCA vai baixar?

O economista João Paulo Faria de Tavares Rabe, da EQI Asset, aponta que os números do IPCA de abril vieram acima do esperado pelo consenso do mercado e também pelas projeções da empresa. 

“A alta dos alimentos, especialmente dos produtos in natura e das carnes congeladas, veio acima do esperado e causou essa divergência em relação aos nossos números, que eram de 0,51%”, aponta.

O analista explica ainda que o núcleo do IPCA, quando calculado a partir da média móvel dos últimos meses e projetado numa base anual, se mantém muito pressionado, num índice anualizado próximo a 6,3%. “É um valor ainda muito acima do teto da meta, especialmente para o ano que vem”, aponta Rabe.

IPCA hoje: o que ficou mais caro em abril 2023

Segundo os dados medidos pelo IPCA, nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram alta, com destaque para Saúde e cuidados pessoais, que teve o maior impacto (0,19 p.p.) e a maior variação (1,49%).

Outro grupo que contribuiu para o resultado de abril (com 0,15 p.p.) foi o de Alimentação e bebidas, com aceleração de 0,05% em março para 0,71%. A principal colaboração foi da alimentação no domicílio, que havia apresentado deflação no mês anterior (-0,14%) e teve alta de 0,73% em abril.

Impactaram os preços do tomate (10,64%), do leite longa vida (4,96%) e do queijo (1,97%). Entre os alimentos em queda, destaque para a cebola (-7,01%) e o óleo de soja (-4,44%).

Já a alimentação fora do domicílio variou 0,66%, acima do índice de março (0,60%). O lanche desacelerou de 1,09% para 0,93%, enquanto a refeição fez o caminho inverso, e saiu de 0,41% para 0,51%.

A inflação no grupo de Transportes desacelerou e teve alta de 0,56%, contribuindo com 0,12 p.p. para o IPCA de abril. Em março, a variação havia sido de 2,11%. “Contribuíram para esse resultado a queda de 0,44% dos combustíveis, que haviam registrado alta de 7,01% em março”, justifica Almeida, do IBGE.

Apenas o etanol (0,92%) subiu no mês enquanto óleo diesel (-2,25%), gás veicular (-0,83%) e gasolina (-0,52%) tiveram queda nos preços.

Ainda no ramo dos Transportes, as passagens aéreas subiram 11,97% em abril, após queda de 5,32% em março, e foram o subitem com maior impacto na inflação geral (0,07 p.p.). Já as tarifas de metrô subiram 1,24%, pressionadas pelo reajuste de 6,15% no Rio de Janeiro (3,54%) a partir do dia 12 de abril. 

A alta de 1,11% em ônibus urbano foi influenciada pelos aumentos de 15,75% em Fortaleza (9,16%) a partir de 19 de março, e de 33,33% em Belo Horizonte (6,67%), a partir de 23 de abril. Os preços dos ônibus intermunicipais caíram 0,25%, embora tenham registrado reajuste médio de 5,77% em Campo Grande (5,58%), a partir de 1º de abril.

O que é e como funciona o IPCA?

IPCA é a sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, índice que serve para medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo. 

São pesquisados, aproximadamente, 430 mil preços. Esses itens têm como objetivo oferecer o “raio-X do consumo” a partir da coleta de informações junto a 90% das famílias pertencentes a 13 áreas urbanas, com rendimentos de 1 a 40 salários-mínimos.

Todos esses preços são comparados com os preços do mês anterior, resultando num único valor que reflete a variação geral de preços ao consumidor no período.

Desse modo, o IPCA se torna uma fotografia muito capaz de demonstrar a realidade econômica encarada pelas pessoas no dia a dia.  

Para que serve o IPCA?

O governo federal usa o IPCA como o índice oficial de inflação do Brasil. Portanto, ele serve de referência para as metas de inflação e para as alterações na taxa de juros.

O que é IPCA acumulado?

O IPCA acumulado mostra a oscilação total da inflação em um período de tempo, como por exemplo, 12 meses.

Acompanhar essa informação serve como referência para as decisões de todos os agentes econômicos do país, começando pelo governo.

Além disso, tais dados influenciam investimentos, o que auxilia na tomada de melhores decisões. 

Como o IPCA acumulado é calculado?

O valor corrigido é obtido a partir do produto entre o valor inicial e o resultado da divisão do número-índice do mês final pelo número-índice do mês anterior ao mês inicial. 

O resultado desta divisão é o fator que corresponde à variação acumulada do IPCA no período desejado.

IPCA hoje: qual o acumulado no ano?

Com o resultado do IPCA de abril de 2023, a alta acumulada da inflação no ano é de 2,72%, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses é de 4,18%. Em abril de 2022, a variação havia sido de 1,06%.

Qual IPCA é usado para investimento? 

Existem distintas opções de investimentos diretamente atreladas ao IPCA. Nesse caso, ficam à disposição do investidor o Tesouro IPCA+ e o Tesouro IPCA com juros semestrais, além de LCIs, LCAs, fundos de investimento, CRI e CRA e debêntures.

É importante saber que vários investimentos estão atrelados aos indicadores de inflação. As opções diferem entre si, mas a lógica costuma ser a seguinte: o investidor compra um título que assegura a correção dos ganhos, de modo a sempre garantir que eles fiquem acima da deterioração do dinheiro naquele período. Assim, ocorre a garantia de um ganho real. 

Como funciona a correção pelo IPCA?

Para efeito de consulta, qualquer cidadão pode fazer o cálculo para obter um determinado valor atualizado pela variação do IPCA entre duas datas. 

Basta usar a calculadora disponível no próprio site do IBGE

É importante destacar que o cálculo funciona apenas como referência e não como valor oficial, já que, dependendo da finalidade da consulta, outros custos não considerados, tais como seguros e outros encargos operacionais.

IPCA hoje e outros índices

Para fazer simulações de rendimentos e outros cenários para o IPCA e demais índices, é possível usar a “calculadora do cidadão”, disponível no site do Banco Central. 

Veja as situações que a ferramenta pode auxiliar: 

Como calcular aplicação com depósitos regulares

É a situação de aplicações mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo um valor ao final de um número de meses. Saiba como calcular

Como calcular financiamento com prestações fixas

Financiamento com prestações fixas: é a situação de pagamentos mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, liquidando um valor financiado ao final de um número de meses. Saiba como calcular

Como calcular valor futuro de um capital

É a situação que um valor atual é projetado no futuro, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo um valor ao fim de um número de meses. Saiba como calcular

Quanto rende IPCA?

A atualização pelo IPCA e outros índices de preços é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido pelo fator acumulado do índice de referência. Saiba como calcular

Nesse mesmo ambiente do Banco Central também é possível saber a correção de valores em outras situações, como:

  • Poupança;
  • Selic;
  • CDI.

IPCA hoje: entenda a inflação, quem controla e como afeta o seu bolso

O Banco Central é uma instituição financeira independente. Ele tem como sua principal missão controlar a inflação e manter a estabilidade financeira, instrumento mais importante para controlar a quantidade de dinheiro na economia.

O que é inflação? 

Inflação é um nome dado para quando os preços dos bens e serviços aumentam demais e continuam subindo. 

Por exemplo: em um país com uma inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra um produto e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar o mesmo produto, ele precisa de R$ 11,00. 

Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. E após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra. E esse produto sofreu uma inflação de 10% ao mês. Isso é inflação. 

O que faz a inflação subir?

Imagine que um produto custe R$ 5 mil. Se todos têm R$ 5 mil disponíveis para comprá-lo e querem comprá-lo, gera uma demanda alta para o valor que ele custa e não vai ter estoque para todo mundo.

O que acontece nesse caso? O valor sobe até a oferta se ajustar à demanda. Ou seja, quanto mais dinheiro na economia, menor o valor do dinheiro e, por isso, os preços sobem. 

Então, para controlar a inflação, o Banco Central sobe os juros para dificultar o acesso ao dinheiro e, consequentemente, derrubar o preço de produtos e serviços básicos. 

Juros para conter a inflação 

A chamada Selic é a taxa controlada pelo Banco Central e utilizada como referência para outras taxas de juros no mercado, como as taxas de empréstimos e de investimentos. 

Quando a Selic é aumentada, por exemplo, fica mais caro pegar empréstimo, isso incentiva o investidor a investir mais e o consumidor a gastar menos, o que pode conter a inflação. 

Foi com esse mecanismo que o Brasil conseguiu controlar sua inflação com mais eficiência e acumulou uma inflação menor que a dos Estados Unidos e da Inglaterra, por exemplo. 

Isso porque, a pandemia fez diversos países imprimirem dinheiro e injetarem na economia, uma vez que toda a cadeia de produtividade foi afetada o que aumentou bastante o desemprego e a dependência de políticas públicas. 

gráfico-evolução-taxa-selic

Como a inflação afeta o poder de compra e investimentos

Isso pode causar problemas sérios como a desvalorização da moeda, perda de poder de compra, aumento de preços e desequilíbrios financeiros. Além disso, pode prejudicar a confiança nas instituições financeiras e na economia como um todo no nosso país. 

Por que o Banco Central é independente?

Porque assim, ele pode agir sem pressão política e se concentrar apenas em sua missão de manter a estabilidade de preços e a saúde financeira. 

Isso ajuda a manter a credibilidade do banco e a confiança dos investidores e da população na economia do país. 

Quer saber mais sobre a inflação? 

Neste vídeo, a colunista do portal EuQueroInvestir, Julia Wazlawick, explica!