A Anbima divulgou nesta quinta-feira (4) o boletim de desempenho dos fundos de investimentos para maio.
De acordo com a instituição, no mês passado, a indústria de fundos registrou, pelo terceiro mês seguido, saída líquida de R$ 14,9 bilhões.
Além disso, no acumulado de 2020 o montante resgatado alcançou R$ 74,1 bilhões.
Apesar do valor significativo, os números não superaram os resgates líquidos verificados em abril, quando foi registrada saída líquida de R$ 86 bilhões.
- Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
No segmento de ações, houve captação líquida de recursos no montante de R$ 391 milhões. No ano, o maior valor líquido de entrada de recursos foi observado no mês de janeiro, quando registrou R$ 23,67 bilhões.

Fonte: Anbima
Ao mesmo tempo, a classe de multimercados reverteu a situação do mês de abril e voltou a apresentar captação líquida positiva.
Em maio, a captação foi de R$ 3,4 bilhões. Por outro lado, em abril houve saída líquida de R$ 12,27 bilhões em recursos, a maior desde novembro de 2019.
O segmento da renda fixa apresentou saída líquida em maio de R$ 11,9 bilhões. No ano, o segmento apresenta saída de R$ 131,1 bilhões.
Os benefícios de se ter um assessor de investimentos

Fonte:Anbima
Outra divisão que também apresentou saída líquida foram os fundos de investimentos em previdência.
Em maio foi registrada uma saída de recursos no valor de R$ 3,74 bilhões. Já no ano acumula saída de R$ 3,03 bilhões
Sobre as rentabilidades, a maior parte dos tipos ANBIMA apresentou resultado positivo para maio.
Na classe renda fixa, o tipo “Investimento no Exterior” foi o que apresentou a maior rentabilidade no mês, com 2,15%.
Já na classe previdência, a maior alta foi registrada no tipo “Previdência Ações Indexados” que rendeu 7,96%
Na classe ações, o tipo “Ações FMP-FGTS “ rendeu 14,95%.
Planilha de ações: baixe e faça sua análise para investir






