Você sabe o que é o DCA (Dollar Cost Averaging)? Este termo é uma estratégia de investimentos focada em aportes regulares em um ativo sem efetuar trocas, independente dos fatores macroeconômicos.
O DCA é recomendado para investimentos de renda variável justamente por causa da volatilidade. Como assim? Investir de forma regular reduz o risco de ter uma perda mais forte, além de aproveitar maiores janelas de queda da bolsa.
- Acompanhe a cotação do dólar hoje em tempo real!
Aliás, Denys Wiese, estrategista de investimentos da EQI Investimentos, cita que o DCA é uma forma de se proteger de nós mesmos diante dos momentos de euforia ou depressão do mercado.
Quer entender melhor a estratégia DCA – Dollar Cost Averaging? Continue neste artigo para compreender como ela funciona.
- Participe do Invista lá Fora: evento gratuito e online da EQI Investimentos, dias 7 e 8 de março. Faça sua inscrição!

O que é o Dollar Cost Averaging?
O Dollar Cost Averaging (DCA) é uma estratégia que consiste em realizar aportes financeiros em intervalos regulares. Ao invés de aplicar uma grande quantia em um ativo específico, o investidor divide o montante total em compras com frequência semanal, quinzenal ou mensal, aplicando sempre o mesmo valor.
Com o aporte regular dos recursos, o investidor consegue se proteger da volatilidade do mercado. Durante os períodos de baixa, ele pode aumentar a quantidade de ativos para a sua carteira. Nas altas, ele aproveita o movimento de valorização dos seus ativos.
A lógica do DCA até pode ser contraintuitivo da pregação do senso comum sobre a bolsa de valores, que é comprar na baixa e vender na alta. Contudo, ela reforça a disciplina e o objetivo de investir na renda variável pensando no longo prazo.
Além disso, com a aquisição constante de novas ações, o investidor tem a possibilidade de acumular capital durante o período, visto que essa estratégia é desenhada para investidores que pensam no longo prazo.
Wiese afirma que o DCA é uma forma de se “proteger de nós mesmos”, uma vez que ela é estritamente impessoal. “Uma estratégia pré-determinada e desenhada em termos matemáticos tira o fator psicológico que é feita justamente para não nos levar para o erro”, explica.
Com essas características, o Dollar Cost Averaging se opõe a duas práticas: a Lump Sum e o Market Timing.
Lump Sum
O Lump Sum é um modelo em que o investidor faz um aporte único em um ativo. O estrategista da EQI relata que há a possibilidade do investidor “errar” o investimento e ficar desmotivado com ele.
“Qual é o problema da desmotivação? Você perde a atenção, realiza prejuízo e começa a procurar outros investimentos porque esse momentaneamente não deu certo”, alerta.
Market Timing
Já o Market Timing é a estratégia em que o investidor tenta se antecipar em relação à oscilação do mercado. Deste modo, ela pressupõe que o investidor deve estudar os ativos e buscar elementos argumentativos para o sobe e desce da bolsa de ações.
No entanto, a própria definição da estratégia sinaliza que o investidor deve acompanhar e estudar o mercado diariamente. Mas nem sempre isso é possível.
A intenção aqui não é desmotivar os investidores em estudar as oscilações do mercado, pelo contrário estude e compreenda a volatilidade das ações, porém é preciso ter tempo para isso, principalmente quem não trabalha com o mercado financeiro.
A diferença entre o MT e o DCA é justamente a flutuação nos preços. Enquanto que o primeiro pede atenção quanto a precificação dos ativos e permite a troca constante de ações, o segundo “não liga” para a variação dos preços.
Diante disso, o Dollar Cost Averaging é mais frequentemente adotado por investidores passivos, que não desejam gastar tempo em análises técnicas de gráficos detalhados e buscam apenas exposição aos ativos selecionados, confiando na eficiência dos mercados.
Para que serve o DCA?
A função do Dollar Cost Averaging é reduzir os efeitos da volatilidade do mercado na carteira de ações no longo prazo.
Como os pagamentos são constantes e os valores devem ser praticamente os mesmos, quando o preço da ação cai é possível comprar um número maior de ações. Por outro lado, quando os preços sobem, o investidor se beneficia deste movimento, uma vez que o objetivo de todo e qualquer investimento é a valorização.
Por exemplo, um investidor que deseja investir em um fundo de ações, mas não sabe o momento certo para entrar no mercado. Em vez de investir todo o dinheiro de uma vez, ele pode optar por usar a estratégia de Dollar Cost Averaging.
Suponha que ele tenha R$ 50.000 disponíveis para investir e decida investir R$ 5.000 por mês, durante um período de 10 meses. Dessa forma, ele estará reduzindo o risco de investir tudo de uma vez em um mercado em alta ou baixa.
Ao fazer aportes regulares, ele estará suavizando as flutuações do mercado e aproveitando a média de preço ao longo do tempo. Se o mercado estiver em alta, ele comprará menos cotas do fundo, e se estiver em baixa, ele comprará mais, o que pode resultar em uma média de preço favorável no longo prazo.
Dito isso, é provável que tenha outras estratégias mais vantajosas do que a DCA. Entretanto, o objetivo dela não é obter o máximo de rentabilidade e valorização possível, mas ter maior segurança e ter menos com as decisões de compra e venda de ativos.
A escolha do Dollar Cost Averaging em detrimento do Lump Sum é uma forma do investidor entrar aos poucos no mercado e ainda não tem grande volume de capital para investir.
Logo, o DCA é uma maneira de entrar na renda variável aos poucos, com aportes regulares, e construir o seu patrimônio com paciência. No futuro, o investidor contará com uma boa quantidade de ações e ainda se beneficiará do crescimento do mercado.
Denys Wiese comentou, na live “A Melhor Estratégia de Investimento no Exterior”, que paciência é o nome do jogo de investimentos junto com a estratégia. Afinal de contas, o DCA pressupõe a disciplina do investidor ao longo prazo.
“A gente costuma falar que o mercado americano é uma máquina de tirar dinheiro de pessoas impacientes para pacientes se você tem a visão de longo prazo”, revela Rodrigo Samaia, head de produtos internacionais, na live.
Ademais, mesmo que fosse possível identificar com antecedência os momentos de baixa do mercado, como prega o Market Timing, o investimento realizado dessa forma não seria, necessariamente, mais bem-sucedido do que a estratégia de DCA.
Isso pode ser demonstrado por meio de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, que comparou a abordagem de “Comprar na Baixa” (investir nos pontos mínimos do mercado) com o DCA (investimentos frequentes):
Observe como a estratégia de investimentos frequentes é mais bem-sucedida quando comparada ao S&P, pois o investidor realiza aportes regulares durante os ciclos de alta, enquanto o investidor que busca acertar o momento certo estaria esperando por uma queda.
Vale a pena investir com base no DCA?
Vale a pena usar o Dollar Cost Averaging? A resposta para essa pergunta é depende. Certamente, o objetivo de todo investidor é comprar ativos na baixa para vender na alta. De certa forma, o DCA ignora este princípio e pede disciplina e paciência do investidor, principalmente em momentos de crise.
Todavia, o DCA é uma excelente ferramenta para quem não tem tempo para se dedicar a gestão de uma carteira de ações diversificadas e nem acompanhar a variação diária do mercado .
Para quem pensa no longo prazo, o Dollar Cost Averaging é uma excelente opção. Ora, em períodos mais longos, a análise gráfica mostra que, no longo prazo, a tendência das ações é alta.
Vale fazer um destaque antes de concluir o artigo, o DCA recomenda o aporte financeiro em apenas uma opção, mas isso não quer dizer que é para colocar todo o dinheiro na ação de uma única empresa. A regra da diversificação é válida para a construção do seu patrimônio na renda variável. Então, a recomendação é fazer aportes regulares na carteira de ações.
Pensando na diversificação, para evitar a compra em diversos produtos, muitos investidores aplicam o seu dinheiro nos ETFs, fundos de índice que replicam o mercado.
Concluindo…
A estratégia de Dollar Cost Averaging é uma opção atrativa para investidores que buscam suavizar o impacto das flutuações do mercado e reduzir o risco de investir tudo de uma vez em um mercado volátil.
Com o DCA, os investidores podem realizar aportes regulares em seus ativos escolhidos, independente das condições de mercado, o que resulta em uma média de preço favorável ao longo do tempo.
Além disso, estudos mostram que, em muitos casos, o DCA supera a abordagem de tentar acertar o momento certo para investir. Portanto, o DCA é uma estratégia sólida e comprovada que pode ajudar os investidores a alcançar seus objetivos financeiros de forma consistente e eficiente.
- Quer uma ajuda profissional para aplicar a estratégia do Dollar Cost Averaging nos seus investimentos? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas.