Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
URV completa 30 anos: conheça ‘quase-moeda’

URV completa 30 anos: conheça ‘quase-moeda’

A Unidade Real de Valor (URV), unidade monetária temporária, foi implementada no Brasil em 1994, como parte do Plano Real. Seu principal propósito foi estabilizar a economia e controlar a hiperinflação que assolava o país na época. Na sexta-feira (1°), completam-se 30 anos da quase-moeda que preparou o terreno para a chegada do real.

A implementação da URV foi uma inovação crucial que possibilitou a transição de uma economia assolada por uma inflação extremamente alta, que chegava a ultrapassar os 40% ao mês, para um cenário de taxas consideravelmente menores, sem a necessidade de choques econômicos ou congelamentos de preços.

A inovação que permitiu ao país migrar de uma economia com inflação muito alta, acima de 40% ao mês, para um cenário de taxas bem menores, sem choques nem congelamento de preços. Em julho de 1994, quando a URV deu lugar ao real, a taxa havia recuado para 6,84%. No mês seguinte, estava em 1,86%.

A URV serviu como uma espécie de “quase-moeda” durante um período de transição, em que os preços eram cotados em unidades de valor, mas as transações ainda eram realizadas em cruzeiros reais.

O objetivo era indexar os preços de forma estável, ajudando a população e as empresas a se acostumarem com a ideia de uma moeda estável antes da introdução efetiva do real, em julho de 1994.

Relembre a história da URV

A introdução da URV como parte do Plano Real foi considerada bem-sucedida no sentido de que desempenhou um papel crucial na estabilização da economia brasileira e no controle da hiperinflação. A URV ajudou a estabelecer expectativas de estabilidade econômica ao indexar os preços de forma estável durante o período de transição para a nova moeda de fato, o real.

Embora tenha sido uma medida temporária, foi fundamental na preparação do terreno. A transição para o real foi amplamente vista como bem-sucedida, pois conseguiu conter a hiperinflação e estabelecer uma moeda estável.

A implementação da URV foi uma inovação que não apenas estabilizou os preços, mas também serviu como ponto de partida para uma série de reformas que continuam como base da economia brasileira até hoje.

O plano teve origem no governo de Itamar Franco, que assumiu a Presidência da República em dezembro de 1992, após a renúncia de Fernando Collor de Mello, às vésperas da decisão sobre seu impeachment.