O político e empresário Andrea Matarazzo organizou na segunda-feira (7) um almoço no restaurante francês La Casserole, em São Paulo, em homenagem aos 29 anos do Plano Real, criado em 1994.
O encontrou reuniu cerca de 60 pessoas e homenageou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e integrantes de sua gestão. Entre os convidados estavam José Serra, Pérsio Arida e André Lara Resende, os “pais” do Plano Real.
O vice-presidente Geraldo Alckmin também marcou presença na celebração.
BAIXE AGORA: TOP 3 ATIVOS PARA VOCÊ INVESTIR AGORA E OBTER GANHOS EXPONENCIAIS
O último 1º de julho marcou a passagem de mais um ano do Plano Real, que completou agora 29 anos de existência.
Relembre trajetória do Plano Real
Criado em 1993, o projeto consistia em estabilizar a economia brasileira e controlar a inflação estratosférica que assolava o país.
Com índices batendo a casa dos quatro dígitos, a meta era realizar o “corte de três dígitos” na inflação e reequilibrar a economia brasileira. Entre as causas para o aumento generalizado de preços estavam o aumento dos gastos públicos durante o período militar, o alto endividamento externo, a crise mundial dada pelo aumento nos preços do petróleo, entre outros.
Em 1989, o índice de inflação chegou a bater em 82,39% ao mês. Neste mesmo ano, a taxa anual de inflação atingiu 1.972,91%.
Em agosto de 1993, foi criado o Cruzeiro Real, como uma preparação para o Plano Real. Nesta etapa houve o corte de três zeros em relação ao Cruzeiro, que já havia sido uma tentativa para recuperar as perdas do Cruzado.
No final de 1993, o então Presidente Itamar Franco convidou Fernando Henrique Cardoso, então Ministro das Relações Exteriores, para assumir o Ministério da Fazenda.
FHC formou uma equipe econômica que contava com nomes como Pérsio Arida, André Lara Resende, Gustavo Franco e o presidente do BC, Pedro Malan, que, mais tarde, deu origem ao Plano Real.