Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
IPCA-15: Prévia da inflação vem abaixo do esperado, mas composição é ruim, aponta Kautz

IPCA-15: Prévia da inflação vem abaixo do esperado, mas composição é ruim, aponta Kautz

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial, foi de 0,78% em fevereiro, ante 0,31% em janeiro e expectativa de 0,82%.

Na base anual, a prévia da inflação foi de 4,49%; ante 4,47% de janeiro e expectativa de 4,53%.

O IPCA-15, divulgado nesta terça-feira (27) pelo IBGE, refere-se ao período de 16 de janeiro a 15 de fevereiro de 2024.

IPCA-15, prévia da inflação: Educação puxa índice

O índice foi influenciado principalmente pelo grupo Educação, que apresentou um aumento de 5,07%, contribuindo com 0,30 ponto porcentual para o índice geral.

Esse acréscimo foi liderado pelos cursos regulares, que registraram uma elevação de 6,13%.

No acumulado do ano, o índice registra um aumento de 1,09%, enquanto nos últimos 12 meses, a elevação é de 4,49%, superando os 4,47% observados no período anterior. Em fevereiro de 2023, o IPCA-15 foi de 0,76%.

Dos nove grupos de produtos e serviços analisados, oito apresentaram aumento em fevereiro. O grupo Educação liderou em variação (5,07%) e impacto (0,30 p.p.), seguido por Alimentação e bebidas, com um aumento de 0,97% e impacto de 0,20 p.p., e Saúde e cuidados pessoais, com 0,76% e 0,10 p.p.

A exceção foi o grupo Vestuário, que registrou queda de -0,39% e impacto de -0,02 p.p. no índice geral.

Quanto aos índices regionais, todas as áreas registraram aumento em fevereiro. A maior variação foi observada em Goiânia (1,07%), impulsionada pelo aumento da gasolina (7,28%) e dos cursos regulares (4,56%). A menor variação ocorreu em Porto Alegre (0,11%), com quedas nos preços das passagens aéreas (-16,59%) e da gasolina (-1,59%).

tabela IPCA-15
Fonte: IBGE

Tá, e aí?Stephan Kautz

Para Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Investimentos, apesar de o número do IPCA-15 ter vindo abaixo do esperado, a análise detalhada dos números continua muito parecida às de janeiro, com o setor de serviços impactando negativamente.

“Alimentos e passagem aérea garantiram uma leitura mais baixa da inflação. No entanto, olhando a abertura dos números, o setor serviços continua em patamar muito alto, entre 0,65% e 0,70%, não condizente com a conversão para a meta da inflação”, afirma.

Ouça o áudio na íntegra:

O que é o IPCA-15, prévia da inflação?

Para o cálculo do IPCA-15, a metodologia utilizada é a mesma do IPCA, inflação oficial do país, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica. Os preços foram coletados no período de 16 de janeiro a 15 de fevereiro de 2024 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 15 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024 (base).

O IPCA-15, prévia da inflação, refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.