A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira (17) que a rede social TikTok será proibida no país a partir deste domingo (19). Com 170 milhões de usuários americanos, o aplicativo, controlado pela chinesa ByteDance, não conseguiu atender à exigência da lei sancionada por Joe Biden em abril de 2024. A legislação determinava a venda da operação do TikTok nos EUA a uma empresa americana até o dia 19 de janeiro de 2025.
Embora Donald Trump, presidente eleito, tenha sugerido buscar uma solução política para adiar a proibição, a Suprema Corte manteve a decisão. Trump assume o cargo na segunda-feira (20) e já sinalizou que poderá emitir uma ordem executiva para reverter o banimento. O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, foi convidado para a posse de Trump, junto a outras figuras da tecnologia como Mark Zuckerberg.
Além das disputas políticas, a possibilidade de venda do TikTok mobilizou grandes nomes. Elon Musk chegou a ser apontado como potencial comprador, mas a ByteDance negou os rumores, classificando-os como “ficção”. Outro nome inesperado entrou na conversa: o influenciador e empresário MrBeast.
Em uma postagem no X (antigo Twitter), ele brincou sobre comprar o TikTok para evitar o banimento, mas surpreendeu ao revelar que bilionários o procuraram para viabilizar a ideia. “Vamos ver se conseguimos”, afirmou.
Okay fine, I’ll buy Tik Tok so it doesn’t get banned
— MrBeast (@MrBeast) January 14, 2025
Outras ofertas vieram de grupos como o Project Liberty, liderado por Frank McCourt, que quer reconstruir a plataforma com foco na privacidade e segurança nacional dos americanos. Kevin O’Leary, do Shark Tank, também declarou interesse em adquirir o aplicativo por meio do grupo The People’s Bid for TikTok, embora tenha mencionado precisar do apoio de Trump para concluir a compra.
Enquanto isso, a proibição levanta debates sobre privacidade, segurança nacional e o futuro da influência do TikTok na cultura digital dos EUA. O destino da plataforma e seus milhões de usuários americanos permanece incerto.
Você leu sobre TikTok. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!