Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Suprema Corte encerra sessão sobre elegibilidade de Donald Trump; saiba mais

Suprema Corte encerra sessão sobre elegibilidade de Donald Trump; saiba mais

A Suprema Corte dos Estados Unidos indicou na quinta-feira (8), a sua disposição em apoiar o ex-presidente Donald Trump e se defender de um significativo desafio à sua elegibilidade para estar na cédula das primárias republicanas no estado do Colorado.

Por cerca de duas horas, o Presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, e outros juízes conservadores da corte mais alta do país questionaram os advogados que representavam os oponentes de Donald Trump com uma série de perguntas, sugerindo uma inclinação para apoiar o ex-presidente. Até alguns membros da ala liberal também fizeram perguntas desafiadoras aos advogados que se opunham ao ex-presidente.

Desafio eleitoral

Este caso representa o desafio eleitoral mais significativo que os juízes enfrentam desde a decisão Bush v. Gore, em 2000, que determinou a presidência de George W. Bush. Se o Supremo Tribunal decidir contra Trump, é praticamente certo que isso encerrará sua busca por outro mandato.

Em questão está uma disposição da 14ª Emenda que impede certos funcionários públicos de ocuparem cargos públicos caso tenham participado de uma insurreição. Os eleitores que contestam Trump argumentam que seu papel no ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 o torna inelegível sob essa “proibição de insurreição”.

Ataque ao Capitólio dos EUA 

Em 6 de janeiro de 2021, durante a sessão conjunta do Congresso para confirmar a vitória de Joe Biden nas Eleições Presidenciais de 2020, o Capitólio dos Estados Unidos, um dos principais símbolos do poder político do país em Washington, foi invadido por centenas de apoiadores do então presidente, Donald Trump. Eles alegavam fraude nas votações, o que nunca foi comprovado e, ao contrário, foi negado pelas principais autoridades dos EUA.

Publicidade
Publicidade

Normalmente, a Suprema Corte leva alguns meses para redigir seus pareceres – geralmente decidindo seus casos mais importantes no final do mandato, em junho. No entanto, devido à aceleração das etapas iniciais do processo eleitoral de Trump, é provável que o tribunal busque agir rapidamente para determinar sua elegibilidade, possivelmente em questão de semanas.