Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Sentimento do consumidor nos EUA cai a 77,9 em abril, diz Universidade de Michigan

Sentimento do consumidor nos EUA cai a 77,9 em abril, diz Universidade de Michigan

O sentimento do consumidor nos Estados Unidos caiu de 79,4 pontos em março para 77,9 em abril, segundo dados da Universidade de Michigan. A leitura preliminar do índice geral de sentimento do consumidor nos EUA foi divulgada nesta sexta-feira (12). A projeção do mercado era de um recuo a 79,0 pontos.

A expectativa do consumidor norte-americano também recuou na leitura preliminar de abril, de 77,4 para 77,0, perdendo levemente o otimismo para a economia norte-americana apresentado na última pesquisa.

O sentimento do consumidor nos EUA deslocou-se pelo quarto mês consecutivo, uma vez que os consumidores perceberam poucos desenvolvimentos significativos na economia, segundo a Diretora de Pesquisas de Consumidor Joanne Hsu.

Desde janeiro, o sentimento do consumidor manteve-se notavelmente estável, dentro de um intervalo muito estreito de 2,5 pontos percentuais, bem abaixo dos 5 pontos necessários para uma diferença estatisticamente significativa nas leituras“, comentou. Em 2024, os consumidores norte-americanos notaram poucas mudanças de fato no estado da economia até então.

Publicidade
Publicidade

As expectativas sobre finanças pessoais, condições empresariais e mercados de trabalho permaneceram sem mudanças até abril.

Sentimento do consumidor nos EUA: termômetro da inflação

projeção para a inflação em um ano também piorou em abril, saindo de 2,9% em março para 3,1%, acima da estimativa de estabilidade. As expectativas de inflação de curto prazo caíam há três meses consecutivos até o mês anterior.

Para Joanne Hsu, a leve alta nas expectativas de inflação em abril reflete certa frustração no processo de queda dos preços, que parece passar por uma estagnação.

A projeção do mercado para as expectativas da inflação de 5 anos também era de estabilidade, a 2,8%, mas houve uma piora, a 3,0%.

Além disso, os consumidores aguardam as próximas eleições para opinar, de fato, sobre a economia. Na opinião de muitos, o processo eleitoral poderá ter um impacto substancial na trajetória econômica do país.