O sentimento do consumidor nos Estados Unidos avançou de 76,9 pontos em fevereiro para 79,4 em março, segundo dados da Universidade de Michigan. A leitura final do índice geral de sentimento do consumidor nos EUA foi divulgada nesta quinta-feira (28). A projeção do mercado era de um recuo a 74,6 pontos.
Por outro lado, a expectativa do consumidor norte-americano passou de 75,2 para 77,4 pontos em março, o que mostra um otimismo para a economia norte-americana nos próximos meses.
O sentimento do consumidor nos EUA registou um aumento de menos de três pontos percentuais relação a fevereiro, dentro da margem de erro e mostrando estabilidade desde janeiro, segundo a Diretora de Pesquisas de Consumidor Joanne Hsu.

Sentimento do consumidor nos EUA: projeções para inflação
A perspectiva para a inflação em um ano caiu de 3,0% no mês passado para 2,9% em março. Com isso, pelo terceiro mês consecutivo, as expectativas de inflação de curto prazo caíram dentro do intervalo de 2,3% a 3,0%, observado em 2018 e 2019.
As expectativas de inflação de longo prazo também recuaram, de 2,9% para 2,8%, mas permanecem levemente elevadas em relação à faixa de 2,2% a 2,6%, observada nos dois anos pré-pandemia.
“As avaliações e expectativas em finanças pessoais melhoraram modestamente em relação ao mês passado, à medida que os efeitos negativos percebidos a partir dos preços e despesas nos padrões de vida diminuíram. O forte desempenho do mercado de ações neste mês apoiou ganhos do sentimento do consumidor apenas para aqueles com as maiores participações, com pouco impacto no índice”, comentou.
No geral, a diretora reflete que o sentimento manteve-se essencialmente inalterado ao longo do primeiro trimestre de 2024, o que mostra uma perceção entre os consumidores de que a economia tem se mantido estável em seu estado atual.
“À medida que o período eleitoral avança e os debates sobre a política económica se tornam mais relevantes para os consumidores, as suas perspectivas para a economia poderão tornar-se mais voláteis nos próximos meses“, concluiu.