Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PPI: inflação ao produtor nos EUA sobe 0,2% em dezembro

PPI: inflação ao produtor nos EUA sobe 0,2% em dezembro

O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% em dezembro, em comparação com 0,4% registrado em novembro, conforme dados divulgados pelo Bureau of Labor Statistics (BLS) nesta terça-feira (14). O resultado mensal ficou abaixo das expectativas, uma vez que o consenso do mercado indicava uma alta de 0,3%.

Na comparação anual, o aumento em dezembro foi de 3,3%, frente a 3% em novembro. O número também ficou abaixo das expectativas dos analistas, que previam uma alta de 3,4% para o ano.

O núcleo do PPI, que desconsidera os itens mais voláteis, como energia e alimentos, manteve-se estável após uma alta de 0,2% em novembro. As expectativas eram de um aumento de 0,3% na comparação mensal e de 3,7% no acumulado anual.

Publicidade
Publicidade

Por que o mercado está atento aos dados inflacionários?

Além do Índice de Preços ao Produtor (PPI), o mercado agora volta sua atenção para as expectativas em relação ao Índice de Preços ao Consumidor (CPI), cujos dados serão divulgados nesta quarta-feira (15).

Esses dados inflacionários são importantes para os investidores ajustarem suas expectativas sobre o ritmo do atual ciclo de cortes de juros nos Estados Unidos.

As pressões inflacionárias, porém, não param por aí. Na semana passada, o relatório de empregos “payroll” revelou que o número de vagas criadas nos EUA superou as previsões, indicando que o mercado de trabalho segue aquecido. Como é amplamente conhecido, um mercado de trabalho forte pode resultar em maior pressão inflacionária.

É importante destacar ainda que a expectativa em torno de um possível novo governo de Donald Trump poderia resultar em uma inflação mais elevada, devido a políticas como o endurecimento das restrições à imigração, o que reduziria a oferta de mão de obra e, consequentemente, pressionaria os preços para cima. Em função disso, os indicadores inflacionários têm se tornado cada vez mais foco de atenção para os investidores.

Você leu sobre o PPI. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!