O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, destacou nesta quinta-feira (9) a importância dos bancos comunitários para o sistema financeiro dos Estados Unidos, ressaltando o papel dessas instituições na economia local e seu compromisso com o atendimento às necessidades das comunidades que servem. Em discurso de pouco mais de 1 minuto, o presidente do Fed não citou a questão da política monetária e nem o tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump.
Em mensagem enviada ao evento organizado pelo próprio Fed, Powell lamentou não poder participar presencialmente, mas agradeceu à vice-presidente de Supervisão, Miki Bowman, pela condução da conferência sobre bancos comunitários , e aos funcionários do Conselho pela organização.
Segundo o presidente do banco central norte-americano, os bancos comunitários “desempenham um papel vital no sistema financeiro dos EUA”, por manterem “fortes vínculos com as pessoas e empresas que atendem” e por terem “conhecimento direto das condições econômicas locais”. Powell afirmou que essa proximidade permite que as instituições compreendam melhor seus clientes e ofereçam produtos e serviços mais adequados.
Jerome Powell recorda período em subcomitê de bancos
Ele também recordou sua experiência à frente do subcomitê de bancos comunitários e regionais do Federal Reserve, período em que pôde observar de perto a relevância dessas instituições. Powell acrescentou que vivenciou pessoalmente esse papel ao ser cliente de um banco comunitário nas localidades onde viveu.
O dirigente do Fed ressaltou ainda que a instituição está comprometida em compreender os desafios enfrentados pelos bancos comunitários e em adaptar suas práticas de supervisão para reduzir encargos desnecessários, sem comprometer a segurança e a solidez do sistema.
“Os bancos comunitários são uma parte vital das comunidades que atendem”, afirmou Powell, ao agradecer aos participantes do encontro por compartilharem suas experiências e contribuírem para o fortalecimento do setor financeiro norte-americano.